Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Yes, we can

| 25/07/2020, 11:30 11:30 h | Atualizado em 25/07/2020, 11:35

O bloqueio de perfis bolsonaristas nas redes sociais por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news é restrito ao território nacional.

Ao serem acessadas do Brasil, as contas no Twitter exibem aviso que informa que a conta foi retida em resposta a uma determinação legal. No entanto, ao modificarem as configurações de suas contas, os apoiadores de Jair Bolsonaro já estavam tuitando ontem e atacando o próprio ministro.

Repeteco
A ativista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, líder de um grupo armado de extrema direita, chamou Moraes de “cabeça de p...” e “ditador de m...” em sua conta bloqueada para o Brasil. Ela foi presa em junho em operação do inquérito dos atos antidemocráticos, também sob relatoria do ministro. Na ocasião, disse que infernizaria a vida dele.

Manual
Outro que foi alvo do bloqueio, o jornalista Bernardo Küster divulgou um passo a passo de como alterar as configurações da conta para fora do País e continuar utilizando. Perfis com localização fora do Brasil conseguem visualizar essas contas ocultadas pela decisão de Moraes.

Resposta
Por meio de nota, o Twitter afirmou que quando recebe “uma solicitação válida e adequadamente definida de uma entidade autorizada, pode precisar reter o acesso a determinados conteúdos em um país específico”.

Além da conta
Na Procuradoria-Geral da República, a decisão do ministro foi considerada exagerada. Moraes subiu o tom com as redes sociais e impôs multa de R$ 20 mil para o não cumprimento. A ordem é de maio, mas foi reiterada na última quarta.

F5
Desatualizada desde abril de 2019, versão internacional do site do governo conta ainda com Gustavo Bebianno, morto em março deste ano, como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República na lista de auxiliares do presidente Jair Bolsonaro. Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta também estão listados até hoje.

Faltou
O ex-presidente Lula não participou de evento de lançamento da pré-candidatura de Jilmar Tatto à Prefeitura de São Paulo pelo PT ontem. Ele foi convidado na quarta, mas disse que já tinha compromisso. A ausência é sentida em um momento em que ele é pressionado a forçar candidatura de Haddad.

Chega
Pessoas próximas a Rubem Novaes, 74, dizem que ele estava cansado da política em Brasília e quer falar o que pensa sem ter que lidar com os efeitos negativos das declarações. De saída do Banco do Brasil, Novaes deve seguir como assessor especial de Paulo Guedes (Economia).

Adeus
Nos bastidores, ele travava uma queda de braço com o ministro do TCU Bruno Dantas desde que veio à tona a sua declaração chamando a corte de "usina de terror". A fala ocorreu na reunião ministerial do dia 22 de abril.

Guerra
Em seguida, Novaes defendeu o aporte de verba em site de fake news, após Carlos Bolsonaro criticar a interrupção da publicidade. O TCU sustou parte relevante da publicidade do BB na internet e o banco, como mostrou o Painel, alega que estava tendo prejuízo.

Goleada I
A gestão Bruno Covas (PSDB) fracassou ontem na tentativa de estender o período de portas abertas dos bares por mais duas horas no domingo devido à rodada do Paulista. Os clubes vão se enfrentar às 16h. Na pandemia, os estabelecimentos fecham 17h.

Goleada II
O pedido foi levado ao centro de contingência contra o coronavírus montado pelo governo de SP. Autor da proposta, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, ficou isolado e foi derrotado por 11 votos a 1.

Luta
O rapaz que aparece em vídeo tomando uma “gravata” e arrastado para fora de uma casa pelo pescoço por um PM, divulgado pelo Painel ontem, responderá por resistência, desacato e desobediência. As acusações foram registradas em B.O. feito em João Ramalho (SP).

Multa
Ele também foi autuado por infrações de trânsito que teria cometido durante fuga. Segundo a PM, ele estava conduzindo uma moto sem placa e fugiu ao ser abordado.

Tiroteio
“Façam como quiserem, de acordo com suas consciências, assim como segui a minha ao votar”
Da deputada Bia Kicis (PSL-DF) sobre a ameaça do partido de expulsá-la após ela votar contra o novo Fundeb

SUGERIMOS PARA VOCÊ: