Xô, ressaca da folia!

Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
“Ó abre alas, que eu quero passar.... Ó abre alas, que eu quero passar.... Eu sou da Lira, não posso negar”... O Carnaval chegou e muita gente aproveita esta época do ano para "enfiar o pé na jaca"! Com tantos dias de folia, há quem acabe passando um pouco do limite no quesito “álcool” e bebe sem moderação.

No dia seguinte: dor de cabeça, enjoo, tontura, boca seca, sonolência e desidratação. A famosa ressaca é um conjunto de sintomas causado pela intoxicação do álcool no nosso organismo.
Para te ajudar a fugir deste incomodo confira as dicas da Nutri, pegue papel e caneta e anote na sua lista de compras os alimentos não que podem faltar no período de festa

Fontes de carboidrato, ótimos para restabelecer os níveis de açúcar no sangue: batata-doce, inhame, aipim e arroz integral.

Alimentos que ajudam no funcionamento do fígado e estimulam a desintoxicação: repolho, alho, couve, cebola, folhas de mostarda e brotos.Consumir frutas ricas em água também ajuda a hidratar o corpo: abacaxi, melancia, melão, limão e morango.Vamos então colocar em prática:

Suco antirressaca

Ingredientes:

> Uma rodela de abacaxi
> 100ml de água de coco
> 100ml de chá de erva-doce
> Uma folha de couve
> Suco de um limão
> Uma colher de sopa de semente de chia
> Hortelã a gosto

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Ingerir logo em seguida sem adoçar e sem coar.


Se bater aquele enjoo?

Experimente acrescentar um pouco de gengibre ao preparo. A raiz apoia as forças de defesa do organismo, bem desgastados pelo excesso de folia. Ele ainda é um facilitador da digestão, o que é importante para quem exagerou nas bebidas alcoólicas.

Mas, lembre-se, sucos detox não substituem refeições, sendo ideais para saciar a fome e hidratar o corpo quando adotados como lanches saudáveis. Por isso, se tiver um pouquinho mais de tempo monte uma salada variada e colorida para ser servida ou no almoço ou no jantar. Anote aí:

Salada detox

Ingredientes

> Mix de folhas – alface roxa, alface-crespa, couve
> Brócolis
> Couve-flor
> Tomate cereja
> Atum - 400g
> Azeite, orégano, pimenta, cebola roxa – a gosto
> Manga rosa picada em cubos – uma unidade

Modo de preparo

Higienizar todos os ingredientes. Picar. Juntar todos em uma travessa, misturar e temperar a gosto.

E não se esqueça, a alimentação em um dia de ressaca deve ser de três em e três horas, com alimentos leves e ricos em fibras. O consumo de água deve ser aumentado, já que o corpo está desidratado. O ideal é beber de 30 a 50 ml por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa que pesa 60 kg deve ingerir entre 1.800 a 3.000 ml de água por dia.

Mas e se bater a dúvida: Quais alimentos devem ser evitados? Alimentos salgados, embutidos e gordurosos podem sobrecarregar ainda mais o corpo nesse período.

Anotado? Curta com moderação e bom Carnaval!


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