X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

"Xepa" da vacina: Jovens acima de 18 anos começam a ser imunizados em cidade capixaba


Pessoas a partir de 18 anos sem comorbidades (doenças preexistentes) já podem se cadastrar para receber a “xepa” da vacina contra a Covid-19 em Aracruz, no Norte do Estado.

A xepa da vacina é como tem sido chamada a distribuição das doses que sobram ao final do dia, após a aplicação no público-alvo.

Imagem ilustrativa da imagem "Xepa" da vacina: Jovens acima de 18 anos começam a ser imunizados em cidade capixaba
Enfermeira prepara vacina contra Covid: depois de abertos, os imunizantes têm prazos de validade reduzidos |  Foto: Leone Iglesias - Arquivo AT/01/04/2021

A iniciativa de vacinar pessoas acima de 18 anos com essas doses começou recentemente. O objetivo é evitar o desperdício e expandir a capacidade de imunização do município. Todos os dias sobram, em média, de duas a três doses.

Depois de abertos, os imunizantes têm seus prazos de validade reduzidos: a AstraZeneca pode ser utilizada em até 48 horas, mas a Pfizer, por exemplo, tem uma validade de apenas seis horas após a abertura do frasco.

“A orientação é clara: não desprezar nenhuma dose”, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz (Semsa).

Sem critério de prioridade, as doses remanescentes são aplicadas de acordo com a ordem de chegada. Quando a aplicação acontece no pátio da prefeitura, por exemplo, essas doses são oferecidas a quem está aguardando. “Tem gente que fica de três a quatro horas na fila”, explicou a assessoria de Comunicação do município.

Porém, nas unidades básicas de saúde (UBS), o indicado é seguir com os grupos prioritários. Nesses casos, a orientação é que os agentes entrem em contato com os pacientes daquela unidade.

Também no Norte do Estado, São Mateus tem oferecido a xepa da vacina aos moradores.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, ao fim do expediente de vacinação, a prefeitura segue um levantamento dos moradores, feito pelas próprias unidades.

Mas, diferente de Aracruz, São Mateus prioriza o grupo mais próximo da faixa etária atual da campanha. Agora, por exemplo, essas doses estão sendo destinadas a pessoas entre 35 e 39 anos.

Grande Vitória

  • Na Grande Vitória, a capital e as cidades de Cariacica, Serra, Vila Velha e Guarapari ainda não oferecem a xepa para pessoas fora dos grupos prioritários.
  • Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que, para evitar perdas técnicas, as doses devem ser distribuídas, preferencialmente, para grupos prioritários.

A distribuição dos imunizantes

Aracruz

  • A prefeitura de Aracruz já começou a ofertar doses remanescentes para pessoas acima de 18 anos. Nas unidades básicas de saúde, a orientação é dar prioridade a grupos específicos, como profissionais de saúde, professores, grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto).
  • Já nos dias de vacinação no pátio da prefeitura, não há critério de prioridade. As doses são aplicadas de acordo com a ordem de chegada.

São Mateus

  • Para evitar a perda do imunizante, a prefeitura segue um levantamento dos moradores feito pelas próprias unidades de saúde. Normalmente, as doses são direcionadas ao grupo posterior ao que está sendo vacinado. Agora, por exemplo, pessoas de 35 a 39 anos podem receber a dose.

Grande Vitória

  • Em Vitória e Cariacica, a distribuição de doses remanescentes é feita, exclusivamente, entre pessoas que pertencem ao grupo prioritário da etapa de vacinação. Já em Guarapari, Serra e Vila Velha, a orientação é entrar em contato com moradores que procuraram as unidades de saúde. Caso não haja ninguém do grupo ou faixa etária atual disponível, a sugestão é seguir para a faixa etária mais próxima ao público-alvo.

Sesa

  • A orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que as doses remanescentes sejam destinadas aos grupos prioritários. No entanto, na falta desses grupos, as doses podem ser direcionadas ao grupo posterior ao que está sendo vacinado.
Fonte: Prefeituras citadas e Sesa.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: