X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Volta de missas será com poucos fiéis e medição de temperatura


Aferição de temperatura, orientação para que idosos e pessoas do grupo de risco não participem das missas, uso obrigatório de máscara, distanciamento social, além da disponibilização de álcool em gel.

Imagem ilustrativa da imagem Volta de missas será com poucos fiéis e medição de temperatura
Na Paróquia São Francisco de Assis, em Itapuã, bancos foram substituídos por cadeiras na entrada, segundo o padre Celso Porto |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Essas são algumas das medidas que constam em carta circular enviada pelo arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, aos padres e diáconos da arquidiocese.

Na carta, o arcebispo recomenda a reabertura gradual das igrejas para missas e celebrações. As paróquias estão fechadas desde março, quando a quarentena devido à Covid-19 teve início no Estado.

Dom Dario recomenda ainda que sejam oferecidos variados horários de missas, para reduzir o risco de aglomerações.

Em nota técnica divulgada em maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definiu que as instituições religiosas garantam a distância mínima de segurança de dois metros entre as pessoas.

Segundo a assessoria da Arquidiocese de Vitória, a decisão de reabertura será de cada pároco, considerando a situação dos bairros, com base no mapa de risco do governo do Estado.

Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Itapuã, Vila Velha, o padre Celso Pôrto Nogueira disse que analisou a carta sobre a volta gradativa das missas e, por estar em um bairro com alto risco de contágio, ainda não tem previsão de reabertura. Apesar disto, já deu início às medidas para adequar a paróquia às exigências da arquidiocese.

“Entre as medidas, está a substituição de bancos da entrada da igreja por cadeiras, com espaço de dois metros entre elas. Também já foram instalados recipientes com álcool em gel nas entradas. Essas medidas foram pensadas para quando a abertura for possível”.

Coordenador da área pastoral da Serra, o padre Jones dos Santos Teixeira disse que haverá uma reunião entre os sacerdotes, na próxima sexta-feira, para analisar a realidade do município.

Em algumas igrejas evangélicas, segundo o presidente do Conselho Estadual das Igrejas Evangélicas do Espírito Santo, pastor Álvaro Lima, os cultos voltaram a ser presenciais, respeitando as recomendações da Sesa. Já a Igreja Cristã Maranata, segue com cultos online e ainda não tem data prevista para o retorno de atividades presenciais.


SAIBA MAIS


Recomendações

  • O arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, enviou carta a todas as paróquias da Arquidiocese de Vitória estabelecendo normas para a reabertura das igrejas, que estão fechadas desde março devido à pandemia do novo coronavírus.
  • Distanciamento entre fiéis, aferição de temperatura na entrada, orientação para que idosos e pessoas do grupo de risco não participem das missas, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel são algumas das recomendações.
  • A decisão de reabertura será de cada pároco, considerando o risco do bairro onde está localizada a igreja, com base no mapa de risco do governo do Estado.
  • Há ainda recomendação para que sejam oferecidos horários variados de missas, reduzindo o risco de aglomerações; e que sejam mantidas as transmissões pela internet.
  • Algumas atividades presenciais nas paróquias permanecem suspensas, como encontros catequéticos e ações de evangelismo. A orientação é que estas atividades permaneçam de modo online.

Fonte: Arquidiocese de Vitória.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: