Você sabe o que significa tabelioa?

Ele nasceu em 19 de novembro de 1942, em Nova Iorque (EUA). Foi criado em uma comunidade de imigrantes de judeus húngaros. Sua avó era costureira. Em início de carreira, a sorte literalmente entrou pela sua porta: Um comprador de uma grande loja de roupas de Nova Iorque desceu no andar errado de um hotel, apareceu em sua sala de trabalho e fez uma encomenda de 50 mil dólares, o que foi um valor enorme naquela época.

Por meio de pedidos do Peta (organização voltada à luta pelos direitos de todos os animais), ele parou de usar peles de animais em suas coleções.

Ele é Calvin Richard Klein, estilista norte-americano, mais conhecido como Calvin Klein.

18/11 (DOMINGO): Dia do Tabelião. Além de indicar um dos femininos de tabelião (femininos de tabelião: tabeliã e tabelioa), a palavra tabelioa refere-se à “própria linguagem dos tabeliães” (Exemplos: palavras e expressões tabelioas).
Além disso, tabelioa quer dizer “usual, de praxe” (Exemplo: Durante o discurso, João usou palavras tabelioas.).

19/11 (SEGUNDA-FEIRA): Dia da Bandeira Nacional. Por indignação e desrespeito, alguns manifestantes queimam a Bandeira Nacional. Veja-se que se escreve indignação com “g” mudo. Isso vale também para “indignar-se”. Assim, que jamais se grafem “indiguino-me” (Correção: indigno-me) e “indiguina-se” (Correção: indigna-se).

20/11 (TERÇA-FEIRA): Dia do Auditor. Sem acento agudo, a palavra ambrosia (Pronúncia: /ambrosía/) refere-se ao “manjar dos deuses do Olimpo, a manjar delicioso”. Com acento agudo na vogal “o”, ambrósia tem a ver com “nome de certa planta” (Exemplo: Não se encontrou ambrósia naquela região.) e com “nome próprio” (Exemplo: Ambrósia era a chefe dos auditores.).

21/11 (QUARTA-FEIRA): Dia do Diabético. Bulir significa “agitar, mover, tocar levemente”. Leiam-se algumas flexões desse verbo: bulo, bole, bulimos, bolem (presente/indicativo), bula, bulamos, bulam (presente/subjuntivo).
O termo bula é usado também para dar nome ao “conjunto de informações sobre um medicamento” (Exemplo: Apesar de diabético, João não lia a bula de remédios.).

22/11 (QUINTA-FEIRA): Dia do Músico. No judaísmo, rabi quer dizer “professor, mestre”. Esse termo vem do hebraico “rav” (= grande, mestre). Em João 3:2, Nicodemos diz a Jesus: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus”. Que não se confunda o termo Rabi com Ravi, nome próprio (Exemplo: Embora Ravi seja muito novo, ele já toca bateria muito bem.).

23/11 (SEXTA-FEIRA): Dia Internacional do Livro. Edição “princeps” é a “primeira edição de um livro” (Exemplo: A edição “princeps” de alguns livros custa uma verdadeira fortuna.). Observe-se que não se acentua a vogal “i” (Pronúncia: /prínceps/). Com o mesmo sentido e pouco empregada, existe a expressão “edição príncipe”.

24/11 (SÁBADO): Dia do Avô. No mundo gramatical, as interjeições são “palavras invariáveis que exprimem sentimentos e emoções de formas variadas” (Exemplos: Oh! Ufa! Oba!). Menos usado, há o verbo interjeicionar, cujo sentido é “exclamar” (Exemplo: Quando viu o neto tocando bateria, Augusto interjeicionou: Oh!).
 


últimas dessa coluna


“Celerado” e “acelerado”

Ele nasceu em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Portugal. Ganhou o Nobel de Literatura em 1998 e o Prêmio Camões em 1995 (o mais importante prêmio literário de língua portuguesa). Quando recebeu o …


“A prazo” exige uso de crase?

Ganhou o Oscar por sua atuação em “Ben-Hur”, em 1959. Destacou-se também no filme “Planeta dos Macacos”, versão de 1968. Lydia Marie Clarke foi sua única esposa. Foram pais de dois filhos. …


Tampouco ou tão pouco?

A palavra “tampouco” corresponde a “também não” (Exemplo: Meu amigo não gostou das previsões do economista, e eu tampouco.). Já a expressão “tão pouco” refere-se a “algo diminuto, escasso” …


Mea-culpa tem hífen?

Ele nasceu em 18 de julho de 1918, em Mvezo, África do Sul. Seu nome de batismo era “Rolihlahla”. Segundo a tribo Xhosa, da qual fazia parte, esse nome significava “tirar um galho da árvore ou causar …


Torácico ou toráxico?

A grafia de tórax (com a sílaba final “rax”) pode induzir o usuário da língua portuguesa a dizer o vocábulo “toráxico”, o qual não existe. A forma correta é “torácico” (Exemplo: Durante o trabalho, …