X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

Verbo “poder” não tem imperativo


Ele nasceu em 3 de maio de 1933, em Barnwell, Carolina do Sul (EUA). Família extremamente pobre, seus pais entregaram-no, aos 4 anos, aos cuidados de amigos. Aos 15 anos, ele deixou a escola.

Depois disso, entrou num grupo de música gospel. Ainda jovem, foi preso num centro de detenção juvenil da Geórgia, por roubo à mão armada.

No esporte, tentou carreira no boxe e no beisebol. Entre seus apelidos, destacam-se “Irmão do Soul Número 1”, “Pai do Soul” e “Mr. Dinamite”. O músico gravou mais de 50 discos, com mais de 100 “singles” nas paradas de sucesso.

Para acalmar a fúria dos negros (e conseguiu), por causa do assassinato de Martin Luther King, ele fez um show, o qual foi transmitido para todo o país. Ele disse esta célebre frase: “A única coisa que pode resolver meus problemas é dançar e cantar”. Morreu no Natal de 2006, em Atlanta, Geórgia (EUA). Ele é James Joseph Brown, mais conhecido como James Brown.

03/05 (DOMINGO): Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Há três modos verbais: indicativo, que sugere “certeza” (Exemplo: O editor não virá ao jornal.); subjuntivo, que sugere “dúvida” (Exemplo: Talvez ele venha ao trabalho.); e imperativo, que sugere “pedido, ordem, conselho” (Exemplo: João, venha ao jornal hoje.). Vale dizer que o verbo “poder” não tem imperativo.

04/05 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Futebol Carioca. Dizem que se usa “por quê” (separado e com acento) “só” antes de sinal de interrogação. Na verdade, escreve-se “por quê” no fim frase ou depois de pausa acentuada, seguido de sinal de pontuação (Exemplos: 1. O jogador está nervoso por quê? 2. Nervoso, o jogador não disse por quê. 3. Não se sabe por quê, mas o jogador controlou-se.).

05/05 (TERÇA-FEIRA): Dia do Campo. O verbo “proliferar” tem estes sentidos: “gerar prole, ter filho, reproduzir-se; crescer em número, multiplicar-se”. Independentemente do sentido, esse verbo não é pronominal, ou seja, não aparece acompanhado de pronome (Exemplo incorreto: É preciso impedir que os gafanhotos proliferem-se no campo. Correção: ...gafanhotos proliferem no campo.).

06/05 (QUARTA-FEIRA): Dia do Senado. Sem acento agudo em “o”, o termo “quorum” vem do latim. Em português, escreve-se “quórum”, com acento agudo, com sentido de “número mínimo necessário de membros” (Exemplo: O Senado não votou alguns projetos por falta de quórum.). Entre a forma latina e a forma aportuguesada, que se escreva sempre em português (quórum).

07/05 (QUINTA-FEIRA): Dia do Silêncio. Com a sílaba “sa”, o termo “profetisa” é o feminino de profeta (Exemplo: Segundo a Bíblia, havia uma profetisa chamada Ana.). Com a sílaba “za”, a palavra “profetiza” é a flexão do verbo profetizar, o qual significa “predizer” (Exemplo: Depois de anos em silêncio, o eremita profetiza o fim do mundo.).

08/05 (SEXTA-FEIRA): Dia da Vitória. Na escola, aprende-se que não se usa crase antes de palavra masculina. É preciso ficar atento a algumas particularidades. Veja-se este exemplo: Na vitória, Almir fez gol à Pelé. Nesse caso, emprega-se o sinal de crase, apesar de o termo “Pelé” ser palavra masculina. Isso porque está subentendida a expressão “à la” (Almir fez gol à la Pelé.).

09/05 (SÁBADO): Dia Mundial do Congresso Mariano. Observem-se os seguintes exemplos com o verbo “responder”: 1. Os alunos responderam aos exercícios. 2. João respondeu ao e-mail. 3. O sacerdote respondeu aos questionamentos dos fiéis no Congresso Mariano. Como se vê, quem responde, responde “a” (e não “responde o exercício, o e-mail, os questionamentos”).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: