Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Venda na Ceasa cresce durante a pandemia

| 16/08/2020, 11:31 11:31 h | Atualizado em 16/08/2020, 11:42

Entre março e julho, as vendas na Ceasa registraram aumento médio de 20%. Entre os produtos mais comercializados, batata (até 300 mil quilos por dia) e ovos puxaram a lista, seguidos do tomate, banana, cenoura, alho, cebola, maçã e laranja.

Uma curiosidade: considerado bom imunizante, o alho vendido no mercado capixaba, em sua maioria, vem da... China. Tem tamanho maior que o nosso, embora o alho brasileiro possua mais sabor.

Imagem ilustrativa da imagem Venda na Ceasa cresce durante a pandemia
Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Cariacica. |  Foto: Divulgação

Câmeras para o videomonitoramento

Local onde diariamente circulam 8 mil pessoas entre 3h30 e 10h, a Ceasa implanta 35 câmeras de vídeo 360 graus para controle da segurança e normas sanitárias. No início da pandemia, o local chegou a ser apontado por lideranças municipais como foco de disseminação de coronavírus.

Houve contestação e adoção de protocolo sanitário. O diretor-presidente da Ceasa, Guilherme Gomes de Souza, enumera que, além das câmeras e máscaras, “há, hoje, cuidados com higiene e distanciamento. E as câmeras serão fundamentais para inibir também possíveis ações criminais como drogas, prostituição e roubos”.

Dedos cruzados

Setor industrial cruza os dedos à espera da reforma tributária agora na agenda do Congresso. A presidente da Findes, Cris Samorini, costuma reclamar tanto da carga tributária quanto da burocracia. “Perdemos em competitividade para Paraguai e Chile”, ilustra.

Neblina em vez de fumaça

Imagem ilustrativa da imagem Venda na Ceasa cresce durante a pandemia
|  Foto: Julio Huber

Do alto da “Vista Linda”, Domingos Martins, a paisagem nesta época mostra neblina. Melhor do que a fumaça típica das queimadas do período, que diminuíram graças às chuvas recentes e maior rigor da lei ambiental. Queimada é crime!

Médicos cubanos

Atualmente, 24 médicos cubanos permanecem no Espírito Santo, sendo 15 deles em Vitória. Foram recontratados e com salários equiparados aos brasileiros. Optaram por não retornar a Cuba após o fim do intercâmbio entre os governos. Alguns estão trazendo família, já avançaram no portunhol e, profissionalmente, são considerados “bem disciplinados”.

Saúde da família...

Complica, caso as autoridades sanitárias dependam da Estratégia da Saúde da Família (ESF) para nortear ações na pandemia. Na Grande Vitória, a melhor cobertura – dados de maio – aponta Viana, com 70,55%; e Vitória, 69,55%. Cariacica tem 15,38%; Vila Velha, 26,55%; e Serra, 32,67%.

Frente ampla X bolsonarismo

Nas redes sociais, o ex-reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte propõe uma “frente ampla solidária de forças progressistas para se opor ao bolsonarismo”. Avalia que houve certo esgotamento do sistema de governabilidade no País, e que “somente no ambiente democrático pode ser repensado e aprimorado”.

Só com vodca...

A reação dos pesquisadores da Ufes ao anúncio da vacina russa contra Covid-19, feita por Putin, não diferenciou da maioria. Foi recebida com misto de esperança e desconfiança.

Do Ó ao Á!

Quem entra no Hospital Dório Silva, na Serra, pela rotatória em frente, sabe por que é chamada “Rotatória do Ó”. No belo projeto da prefeitura – cinco pistas, três mergulhões e estacionamento – terá tudo para virar “Rotatória do Á!”. Obra vai custar R$ 40 milhões, municipalidade dará contrapartida de 5%. O recurso é do FGTS, por meio de financiamento com a Caixa Econômica, e foi disponibilizado pelo então Ministério das Cidades.

Além do mais

Caso se confirme o contágio de frango brasileiro com Covid-19 exportado para a China, será o desdobramento daquela história de que a vingança é um prato que se come... congelado.


CURTA


“GAROTO” PROPAGANDA Presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, tem sido visto nas redes visitando pontos turísticos. Em Ibiraçu, mirou o Buda e saboreou pastéis.

ASSINATURA Vitor Nogueira assina fotos de Rubem Braga nos novos selos da lei de incentivo relançada, em Vitória, e que leva o nome do cronista.

MUDOU DE REGIÃO Jerônimo Monteiro (Jerominho) agora pertence à Região do Caparaó. Antes do novo decreto do governo, pertencia à região Centro-Sul.

FILOSOFIA NA PANDEMIA “Estamos na terceira margem do rio. Não dá para voltar e não se vê nenhuma margem”, do escritor capixaba Caê Guimarães.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: