Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Velozes e furiosos

| 23/11/2020, 10:54 10:54 h | Atualizado em 23/11/2020, 10:57

Especialistas consultados pelo Painel viram um combinado de infrações cometido pela comitiva de Jair Bolsonaro em sua passagem por Macapá. No último sábado, 19º dia de apagão no Amapá, o Presidente trafegou com o corpo pendurado para fora do carro, com um segurança protegendo suas costas.

Além das transgressões e de possível crime de direção perigosa, os especialistas lamentaram o mau exemplo. A Prefeitura de Macapá não respondeu se multará algum dos envolvidos.

Bingo
Carregar uma pessoa do lado de fora do carro é infração grave, assim como trafegar sem cinto de segurança. A direção perigosa diz respeito a conduzir colocando a segurança dos outros em risco. É no mínimo infração gravíssima e, em situações extremas, pode gerar detenção. A ação de Bolsonaro pode se encaixar em todos esses casos, dizem os especialistas.

Pressão
“60% dos leitos de UTIs são, via de regra, ocupados por acidentados do trânsito. Em contexto de pandemia, em que essas vagas são preciosas, esse tipo de comunicação é muito danosa”, diz Pedro de Paula, coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg. Ele avalia que uma multa teria importante valor simbólico.

Exemplo
“O que se espera de quem está em cargos semelhantes é comportamento que possa servir de referência e que saibam as leis do País que administram”, diz Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos.

Caminho
A Prefeitura de Macapá não respondeu se multará algum dos envolvidos. Ex-PT e PSOL, o prefeito Clécio Luis (sem partido) deixou a Rede para apoiar Josiel Alcolumbre (DEM) como sucessor. Uma das possibilidades levantadas por políticos da região é a de que ele concorrerá ao governo do estado em 2022.

Sinal...
A Justiça Federal no Mato Grosso determinou que o Ministério das Comunicações mude o edital para escolher empresas para operar serviços de retransmissão de rádio na Amazônia Legal. O projeto tem como meta expandir o sinal de rádio FM na região.

...Cortado
A ideia é regulamentar a atividade de emissoras cujo objetivo não é gerar, mas retransmitir conteúdos. Mas a Justiça entendeu que o edital do governo federal não foi isonômico ao excluir as rádios do interior, restringindo o chamamento às que se encontram nas capitais.

Alô
Marta Suplicy, que chegou aos trending topics do Twitter sábado devido à estreia do “Martamóvel” na campanha de Bruno Covas (PSDB), telefonou para Jilmar Tatto (PT) para agradecer pelo bom nível da campanha.

Foi ela
Ainda que tenha sofrido pressão para que não o fizesse, Tatto mencionou diversas vezes o nome de Marta e as conquistas de seu mandato como prefeita de São Paulo pelo PT, partido com o qual teve rompimento ruidoso.

Todo mundo
Mas petistas não veem chance de reaproximação e dizem que ela tomou outro rumo politicamente. Brincam que a frente ampla contra Bolsonaro pela qual ela tem trabalhado se tornou tão ampla que passou a incluir o próprio Presidente — em referência a Celso Russomanno (Republicanos), que faz parte da aliança de apoios de Covas.

Libera
O juiz Marco Antonio Martin Vargas revogou liminar que impediu publicação de pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Badra no primeiro turno em São Paulo, mencionada pelo Painel.

Razões
A chapa de Bruno Covas havia apontado viés a favor de França na elaboração dos questionários (relacionando-o à proximidade entre ex-governador, PSB e Badra) e questões técnicas na ponderação econômica.

Água...
Presidente da Crefisa e da Faculdade das Américas, Leila Pereira fez uma festa de aniversário para centenas de pessoas em 12 de novembro no clube social do Palmeiras, do qual é patrocinadora e conselheira. Ela pagou os táxis dos convidados e fez sorteio de camisas, notebooks, celulares e frigobar.

...No umbigo
Ela promoveria celebração similar amanhã, 11 dias depois, para lançar nova candidatura ao conselho do Palmeiras, mas cancelou em razão do “aumento do número de casos de Covid-19”, afirma.

Tiroteio
“Bolsonaro usa fóruns internacionais como live de Facebook. É incapaz de tentar construir agenda diplomática positiva”. De Maurício Santoro, professor de Relações Internacionais da Uerj, sobre falas do Presidente a respeito de racismo e pandemia ao G20.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: