X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Veja como a Grande Vitória planeja vacinação contra covid


Principal arma na batalha travada contra o novo coronavírus (Covid-19), a imunização da população no Brasil parece estar mais perto de se tornar realidade. As prefeituras da Grande Vitória já organizam os dias, locais e horários da vacinação.

Imagem ilustrativa da imagem Veja como a Grande Vitória planeja vacinação contra covid
|  Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Em reunião com os prefeitos na manhã de quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação contra a Covid-19 começa na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro. Ele condicionou o começo da imunização à aprovação do vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que deve ocorrer no domingo (17).

A vacinação no Espírito Santo, prevista para começar na próxima quarta-feira, dia 20, será de forma itinerante, em instituições de longa permanência para idosos (asilos), hospitais que atendam infectados e em aldeias indígenas de Aracruz.

O governo do Estado prevê receber ao menos 22 mil doses. É o montante necessário para vacinar trabalhadores da saúde que estão na linha de frente (15% do total da categoria), indígenas e idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência e idosos com mais de 75 anos.

Depois que esses grupos forem vacinados, começam a ser imunizados os outros profissionais da saúde e idosos com menos de 75 anos fora de casas de instituições de longa permanência.

O Espírito Santo possui 493 salas de vacinação disponíveis, mas o número pode chegar a 600, com instalação de postos volantes.


SAIBA MAIS


Vitória
> Prevê imunização nas 28 salas de vacinação das unidades de saúde, em hospitais, em domicílios para pessoas acamadas, além de criação de postos volantes.
> Outra estratégia será o agendamento online, para organizar a vacinação entre a população.

Vila Velha
> Além das 18 salas de vacinação disponíveis, estão sendo definidos locais estratégicos como shoppings, igrejas e escolas.
> As vacinas serão agendadas através de uma plataforma on-line que está sendo finalizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação.
> Caso o morador não tenha acesso à internet, os agendamentos serão realizados através das unidades de saúde.

Serra
> Dependendo da quantidade de doses, além das 38 unidades de saúde e três unidades de pronto atendimento, a prefeitura também vai utilizar a maternidade da cidade e outros locais, como hospitais, centros comunitários e escolas, para a vacinação.
> A prefeitura disse ainda que aguarda a sinalização do governo do Estado quanto à quantidade de doses que serão disponibilizadas para o município, para que possa finalizar todas as ações estratégicas.

Cariacica
> Possui 17 salas de vacinação preparadas para a imunização, com a previsão de implantar outras sete. Idosos que moram em abrigos de longa permanência, como asilos, serão vacinados nesses locais.
> A prefeitura elaborou um plano de escalonamento que consiste na ampliação do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde, nos dias de funcionamento e no número de pontos de vacinação. Também está providenciando a compra de novas câmaras frias.

Viana
> Os idosos inclusos na primeira etapa receberão a dose em casa, para evitar aglomerações nos locais de vacinação.
> Outras estratégias estão sendo definidas, como, por exemplo, a possibilidade de agendamento online e a ampliação no horário de funcionamento das unidades de saúde.

GRUPO "SUPERPRIORITÁRIO":
> 22 mil pessoas compõem o grupo “superprioritário” da vacinação no Espírito Santo: idosos com mais de 60 anos que estejam em instituições de longa permanência (como asilos) com mais de 75 anos em geral, profissionais de saúde da linha de frente contra Covid (15% da categoria) e indígenas.

GRUPOS PRIORITÁRIOS:
> Depois, a prioridade fica maior: inclui o restante dos profissionais de saúde e os idosos que ainda não estavam incluídos anteriormente. Assim, serão necessárias 273 mil doses. Não se sabe quando elas vão chegar.
> 493 salas de vacinação estão disponíveis. O número pode chegar a 600, com instalação de postos volantes.
> 8 milhões de doses é a quantidade que o governo federal planeja ter no primeiro momento para distribuir ao País.
> Destas, 2 milhões são da AstraZeneca/Oxford e 6 milhões, da CoronaVac. Não se sabe quantas virão ao Espírito Santo.

DISTRIBUIÇÃO
> Ainda não se sabe se as vacinas chegam por avião ou de forma terrestre ao Estado. Mas o governo precisa de 2 a 3 dias para distribuir as doses.
> Primeiro, elas saem da central da Sesa e seguem para regionais em Colatina, São Mateus e Cachoeiro, de onde vão para as cidades.

Fontes:  Sesa, Ministério da Saúde e prefeituras citadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: