X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vaquinha para recuperar sítio incendiado


Imagem ilustrativa da imagem Vaquinha para recuperar sítio incendiado
Vaquinha para ajudar Newton Campos, 62 anos, a recuperar o Sítio Jaqueira, um santuário ecológico em Alegre, na Região do Caparaó, destruído pelo incêndio |  Foto: Alessandro de Paula

Um grupo de pessoas ligadas ao meio ambiente se mobilizou para arrecadar recursos e ajudar o produtor rural e ambientalista Newton Campos, 62 anos, a recuperar o Sítio Jaqueira, um santuário ecológico em Alegre, na Região do Caparaó, destruído pelo incêndio.

O incêndio ocorreu na sexta-feira e queimou 90% dos 30 hectares, o equivalente a 30 campos de futebol, de área reflorestada do sítio. O fogo também atingiu áreas de pastagem no Morro do Cruzeiro, na área central da cidade.

E a campanha de arrecadação está dando resultado. Até ontem à noite, dos R$ 15 mil de alvo na vaquinha online, Newton já havia alcançado pouco mais de R$ 13 mil.

“Preciso do dinheiro para colocar cerca para impedir a entrada dos bois, contratar pessoas para repor o reflorestamento. Temos que trabalhar rapidamente na área de nascente para protegê-la e conter a erosão”, explicou Newton.

O ambientalista atua em um projeto denominado Plantadores de Água, que utiliza técnicas de plantio e manejo do solo para reter a água da chuva. O sítio se transformou em área de educação ambiental, recebendo estudantes e pequenos produtores rurais.

O santuário é resultado de 37 anos de dedicação. “Conseguimos salvar a mata ciliar, de onde retiro meu sustento. Sou feirante. Vendo o que planto. Não cultivo café e nem crio gado. As árvores daqui são o oxigênio que nós respiramos. Agora terei que recomeçar tudo de novo”, lamentou.

O fogo começou por volta do meio-dia de sexta-feira e rapidamente se espalhou por uma área de pastagem até atingir o sítio. Alguns voluntários, como estudantes e professores, ajudaram a conter as chamas e tentar proteger a parte central, onde estão as lagoas e as moradias.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado. Informou que atuou com a Defesa Civil municipal no combate ao incêndio. Segundo o órgão, a área era de difícil acesso, com terreno elevado. Foi necessário o uso de abafadores, com foco nos locais mais próximo às residências.
Quem quiser colaborar pode acessar o endereço vakinha.com.br e digitar Sítio Jaqueira na busca ou o ID: 1376104.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: