Fabiana Tostes

Fabiana Tostes


Vai passar pelo Anchieta?

A intenção não é aberta publicamente, mas é grande a expectativa do grupo do prefeito Max Filho por um aceno de apoio do governador Renato Casagrande a uma possível candidatura de Max ao comando do PSDB estadual.

“Vejo com bons olhos e o aceno dele seria importante”, disse o tucano Marcelo Zouain, que deve tentar a disputa municipal em Vila Velha. Sinais, para ele, não faltam de que o governador pode ficar ao lado de Max, numa disputa contra o grupo do deputado Vandinho Leite. A eleição deve ocorrer mês que vem.

“Ele ajudou muito quando levou o vereador Ricardo Chiabai para o governo”, disse Zouain, explicando que o suplente, João Artem, além de ser do PSB também é aliado do prefeito. “Ele se declarou aliado publicamente”. Já Chiabai tinha postura de opositor. Nos bastidores, apoiar Vandinho significaria manter o mesmo grupo do atual presidente tucano, César Colnago.

Vai ter troco?
A eventual possibilidade de o Palácio Anchieta apoiar o prefeito Max Filho à presidência do PSDB pode ter sido a causa das críticas direcionadas ao governo que o deputado Vandinho Leite levou ontem para a sessão da Assembleia. Ele criticou a secretária de Ciência, Cristina Engel. “Como o diálogo se exauriu, vou subir aqui todo dia para falar”, disse ele.

Aproveitando a deixa...
Aproveitando a ida do governador a Brasília, os deputados Amaro Neto, Josias da Vitória, Sérgio Vidigal e Helder Salomão foram à presidência da Caixa Econômica para tratar da macrodrenagem de Cariacica, Colatina, Vila Velha e Viana. Já Lauriete Rodrigues pediu ao ministro de Desenvolvimento Regional recurso para as estações de bombeamento de Vila Velha.

Ouvidos antenados
O deputado Lorenzo Pazolini mostrava a experiência de Pernambuco para acabar com brigas em estádios quando subiu o tom da voz e da crítica: “Nem tudo precisa de dinheiro, precisamos é de gestores com boas ideias”. O líder do governo, Enivaldo dos Anjos, que estava atrás dele conversando com o presidente, até parou pra prestar atenção.

Vereador e deputado dão aula na FDV
O deputado estadual Sergio Majeski e o vereador de Vitória Roberto Martins – ambos professores – vão dar palestras em cursos da FDV durante todo o mês. Martins começou ontem e fala toda terça, às 11h30, sobre “A nova política republicana e o processo legislativo”.

E Majeski fala às quintas, no mesmo horário, sobre “Poderes e instituições públicas – teoria e prática”.

Faça o que é certo, mesmo quando ninguém vê...
Hoje, em comemoração ao Dia Estadual de Combate à Corrupção, a Secretaria de Controle e Transparência promove a ação “Faça o que é certo – Mesmo quando ninguém está olhando”. Será colocado no hall de entrada da secretaria um carrinho cheio de picolés, mas sem vendedor, apenas com a inscrição de que para saborear, a pessoa deverá depositar R$ 1 na urna ao lado. Não terá ninguém vigiando. Segundo o secretário Edmar Camata, não é um teste. “A confiança nas pessoas tem que ser valorizada”.

Brasil x Moçambique
Uma comitiva de auditores do Tribunal Administrativo (TA) de Moçambique vai fazer uma visita técnica à Prefeitura de Cariacica hoje e à Secretaria de Transparência amanhã. A visita foi organizada pelo Tribunal de Contas, onde a delegação já esteve.

Proteção e punição
Entrou em vigor desde o último dia 7, lei do vereador de Vitória Davi Esmael que prevê a cassação do alvará pela prefeitura de estabelecimentos que promoverem exploração sexual infantil. O Código Penal já prevê prisão para os proprietários.

Alivia, Cesan!
O deputado Hudson Leal protocolou indicação ao governador pedindo a redução da taxa de esgoto em 50%. Hoje, a taxa de esgoto chega a 80% sobre o valor da conta de água.

Questão atualizada
Após a prisão dos executores, quem mandou matar Marielle?