Vaca atolada na polenta

Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Polenta? Um alimento típico da cultura italiana, mas muito conhecido aqui no Brasil. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita e ainda recheada com uma variedade imensa de molhos.

Antigamente considerada “comida dos pobres”, a polenta hoje é usada em diversos restaurantes e bistrôs, sem essa nomeação.

Inicialmente, a sua base era a farinha de aveia, mas também podiam ser preparadas com outros cereais, como o trigo.

Hoje, seu destaque se dá por ser à base de milho, o que confere a este alimento os benefícios de ajudar no controle intestinal, controle da glicemia sanguínea, redução do colesterol e melhora dos problemas cardíacos em geral, e isso tudo se dá devido a sua alta concentração de fibras.

Outra grande vantagem é que não possui glúten, sendo assim, muito recomendada para os portadores de doença celíaca.

Fonte de carboidratos, a polenta também é indicada para os anêmicos e aqueles que buscam o ganho de peso.

Mas para os que buscam a perda de peso, atenção! Cerca de 100 gramas de polenta equivalem a 314 kcal.

Se encantou com os benefícios deste alimento? Vamos degustar?

Vaca atolada na polenta

Ingredientes

Polenta – 2 litros de água, 3 xícaras (chá) de fubá e sal a gosto.
Bolinho – 3 quilos de costela de boi (sem osso), 2 quilos de aipim cozido, 1 xícara de farinha trigo integral e 1 xícara de tempero verde, sal a gosto e alho amassado a gosto.
Decoração – Queijo da roça ralado, bacon picadinho frito e couve picada.

Modo de preparo

Para a polenta, ferva a água em uma panela grande. Acrescente o fubá lentamente, mexendo bem.
Deixe cozinhar por uma hora, misturando de vez em quando.
A polenta estará pronta quando estiver consistente e soltando dos lados e do fundo da panela. Reserve.
Cozinhe o aipim com sal até ficar bem mole, passe pelo espremedor e reserve.
Cozinhe na panela de pressão a costela com o tempero verde, sal e alho, até ficar bem mole. Depois, desfie bem a carne.
Junte o aipim amassado com a carne desfiada e faça uma massa homogênea. Coloque trigo integral para dar liga. Faça bolinhos e frite em óleo quente.
Coloque em um prato fundo a polenta mole, ponha os bolinhos fritos por cima, salpique queijo ralado, bacon e couve por cima. Sirva quente.

Delicia não é mesmo? Quem fizer, tira foto e marca a Nutri nas redes sociais #nutridicascomgabi.
Bom final de semana e até a próxima semana!


últimas dessa coluna


Páscoa, tempo de amor, união, chocolate e muito equilíbrio

“Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim!” Momento de renascimento, harmonia e união entre as pessoas. É! O período mais doce do ano chegou. Uma época difícil para …


Palmito: ultrassaudável!

Nas saladas, tortas, cremes, refogados, assados… Delícia! Muitos o consomem o ano inteiro, outros nem tanto. Mas com a Semana Santa chegando o consumo do palmito ganha destaque, principalmente para …


Sucos detox são aliados do sistema imunológico

Nesses dias de altas e baixas temperaturas, sol e chuva se alternando, muitas pessoas sofrem com resfriados e espirros. Já começa aquela sensação de cansaço, sem força de vontade nem para levantar da …


Refrigerante: perigo!

Que refrigerante não é saudável, isso todo mundo já sabe. E que são capazes de acabar com a sua boa forma em pouco tempo? Ixi! Isso você já deve estar cansado de saber. Mas ainda assim não consegue …


O feijão na nossa dieta

O feijão é um alimento bastante estigmatizado: excluído da dieta de quem busca a perda de peso, diz-se que a leguminosa engorda, incha e dá gases. Mas, desde criança, escutamos que o grão é rico em …


Praticidade na cozinha

Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também passam pelos homens. E, como o tempo …


Xô, ressaca da folia!

“Ó abre alas, que eu quero passar.... Ó abre alas, que eu quero passar.... Eu sou da Lira, não posso negar”... O Carnaval chegou e muita gente aproveita esta época do ano para "enfiar o pé na jaca"! …


Carnaval de Vitória chegou!

Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. Vai aproveitar a folia? Independente de ir para festa ou ficar em casa, este é um final de semana que faz toda a diferença no quesito rotina e …


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …