8º Congresso de Educação

“Utilizar a tecnologia como aliada na educação é o atual desafio do ensino superior”


Workshop ministrado pela professora Denise Sawaia Tofik (Foto: Jefferson Rocio/ Divulgação do Sinep)
Workshop ministrado pela professora Denise Sawaia Tofik (Foto: Jefferson Rocio/ Divulgação do Sinep)


Os efeitos e as mudanças que as instituições de ensino superior enfrentam na atualidade foi o tema de workshop ministrado pela professora Denise Sawaia Tofik, durante o 8º Congresso Educacional das Escolas Particulares, promovido pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe), hoje e amanhã, no Centro de Convenções de Vitória.

Denise afirma que a mudança de postura dos professores em relação ao uso das novas tecnologias no ensino é uma necessidade, diante da revolução tecnológica que o mundo vivencia.

 (Foto:  Jefferson Rocio/ Divulgação do Sinep)
(Foto: Jefferson Rocio/ Divulgação do Sinep)
“O mundo vive uma quarta revolução industrial, que é a revolução tecnológica. E a tecnologia precisa ser usada como um elemento mediador na formação. Por isso, o professor assume hoje um novo papel diante desse novo paradigma”, afirma a professora.

Durante o workshop ministrado para profissionais da educação, a professora, que é diretora acadêmica de uma faculdade na cidade de São Paulo e consultora da Humus in company, apresentou os efeitos e as mudanças na educação superior, a partir do novo marco regulatório da educação – a lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De acordo com Denise, o novo marco regulatório da educação trabalha a partir do tripé regulação, supervisão e avaliação. Por isso, as instituições de ensino precisam desenvolver suas atividades de gestão envolvendo alunos, professores, gestores e a comunidade externa, para melhor avaliação de desempenho, com foco na qualidade do ensino.