X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

Uso correto do termo “mesmo”


No calendário gramatical desta semana, para que não se cometam “pecados da língua”, as 7 dicas de português voltam-se ao estudo dos seguintes temas: 1. Emprego de particípio. 2. Interpretação de texto. 3. Flexão verbal. 4. Concordância nominal. 5. Flexão de gênero. 6. Concordância verbal. 7. Crase.

Domingo (14/06): Dia da Manicure. Depois dos verbos “ter” e “haver”, emprega-se a palavra “limpado” (Exemplo: Antes de abrir o salão, a manicure tinha/havia limpado todo o salão.).
Já após os verbos “ser” e “estar”, usa-se o vocábulo “limpo” (Exemplos: 1. O chão do salão foi limpo com o novo aspirador. 2. O piso do salão sempre estava limpo.).

Segunda-feira (15/06 ): Dia do Aniversário do Estado do Acre. Leiam-se atentamente estas duas frases: 1. O criminoso foi flagrado em prédio da Prefeitura de Rio Branco. 2. O criminoso foi flagrado no prédio da Prefeitura de Rio Branco. Na frase 1, a Prefeitura de Rio Branco tem, no mínimo, dois prédios; na frase 2, essa prefeitura possui apenas um prédio.

Terça-feira (16/06): Dia da Unidade Nacional. Desvios da norma culta propagam-se. Veja-se um desses desvios: “Foi eu” (Exemplo correto: O escolhido fui eu para discorrer sobre o tema “Unidade Nacional”. Ouve-se também esta construção: “É eu” (Correção: Sou eu.). O pronome “eu” rejeita essas flexões verbais. Elas são empregadas com o pronome “ele” (Foi ele. É ele.).

Quarta-feira (17/06): Dia de Combate à Seca. Com o sentido de “próprio(s)” e “própria(s)”, “mesmo” varia em gênero e em número (Exemplo: Ela mesma/própria elaborou o projeto de combate à seca.). Com o sentido de “realmente”, o termo “mesmo” nunca varia (Exemplo: Eles não participarão mesmo/realmente da reunião.).

Quinta-feira (18/06): Dia do Piquenique. De vez em quando, discute-se o emprego das palavras destas formas: “a presidente” e “a presidenta”. Apesar da polêmica, essas duas formas são aceitáveis (Exemplo: 1. Durante sua folga, a presidente da empresa organizou um piquenique com seus filhos. 2. A presidenta do Brasil pediu apoio ao povo.).

Sexta-feira (19/06): Dia do Cinema Brasileiro. Às vezes, o núcleo do sujeito composto é ligado mediante duas expressões: “não só” e “mas também” (Exemplo: Não só os filhos mas também os pais foram ao cinema no feriado.). Observe-se que, nesse exemplo, o verbo está no plural. Essa regra vale também para as expressões “não só” e “como também”.

Sábado (20/06 ): Dia do Revendedor. O emprego (ou não) do sinal indicador de crase pode mudar o sentido da frase. A título de exemplo, leiam-se atentamente as seguintes orações: O revendedor chegou à uma hora da tarde. 2. O revendedor chegou a uma certa hora. Na primeira oração, ele chegou “às 13h”. Já na segunda, ele chegou “a uma hora qualquer”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: