Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Urbanista sugere redesenhar cidades contra pandemias

| 05/04/2020, 10:28 10:28 h | Atualizado em 05/04/2020, 10:32

Imagem ilustrativa da imagem Urbanista sugere redesenhar cidades contra pandemias
O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo Paulo Sérgio Vargas como reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por quatro anos. |  Foto: Reprodução

Em tempo de pandemia e quarentena, não faltam temores e sugestões de especialistas. O novo reitor da Ufes, Paulo Vargas, que é arquiteto e urbanista, fala aqui como tal. Ele aponta a necessidade de “redesenhar as cidades”, observando distanciamento e ventilação entre as moradias, investir mais no paisagismo e criar inovações para comunidades de áreas adensadas e de maior risco.

“Sou otimista, e quero crer que iremos tirar boas lições deste processo sofrido que vivemos”, salienta. Ele destaca necessidade de alterar comportamentos, além da higienização. “As cidades foram projetadas para dar mais segurança às pessoas, criar laços de produção e fortalecer o convívio social. Porém, ao longo do tempo, por razões políticas e econômicas, isso foi se perdendo. Vivemos hoje em cidades partidas”, frisa.

Diz ser necessário rever o modelo de vida existente e incluir ações de combate à pobreza “que não fiquem somente no discurso”.

Invenções no caos
Paulo Vargas diz que, mesmo com a imensa evidência de desequilíbrio ambiental, todo mundo acabou sendo apanhado de surpresa pela pandemia da Covid-19. “Agora, além do isolamento social, precisamos pensar em estratégias defensivas para esse tipo de pandemia, que poderá se repetir. Precisamos ter invenções no meio do caos”.

Volta às aulas?
Melhor não

E falando como reitor, Vargas considera prematuro voltar às aulas presenciais agora. Reconhece que não é fácil o trabalho a distância nem as aulas online. “Vamos discutir mais tudo isso com a comunidade acadêmica. Estamos todos aprendendo fazendo”.

Eu sei o que vocês fizeram na pandemia... Dependendo do comportamento, muitos poderão se envergonhar, como certos comerciantes aumentando os preços e consumidores esvaziando estoques. Já os solidários, aqueles que fazem doações, poderão sair desta de cabeça erguida.

* * *

Carro em movimento
A frase do professor Vargas (“Estamos todos aprendendo fazendo”) faz lembrar uma antiga metáfora muito empregada por gestores públicos: “Precisamos trocar o pneu com o carro em movimento”. Agora também faz sentido.

Memórias de Vasco
Político que teve a façanha de ser prefeito em Vila Velha e Cariacica, Vasco Alves tem suas memórias escritas pelo jornalista André Aquino. Vasquinho também foi parlamentar Constituinte, em 1988. Nos bastidores, é associado a um folclore: em campanha, andava com pacotes de linguiça e fritava nas casas por onde passava.

A profissão mais antiga
Cartilha do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado pela Damares Alves, sugere que as profissionais do sexo adotem o “trabalho virtual” nesses tempos de pandemia. Então, saliência somente a distância. Tem gente apostando que isso não vai dar certo.

A pandemia, lá e cá...
Secretário da Agricultura e médico, Paulo Foletto teme que a desobediência ao isolamento social possa agravar a pandemia no País. Cita que na China “aquele que desobedece às autoridades, corre o risco de ir para o paredão”. E lembra que, durante a devastadora gripe espanhola, em 1918, o isolamento “foi fundamental para salvar vidas”.

...Colhendo café
Foletto reitera a orientação de autoridades e especialistas da área agrícola, para que a colheita do café, nas grandes propriedades, seja feita em maio. “Por causa das chuvas dos últimos meses, a maturação dos grãos vai atrasar. Daí, não haverá perdas significativas”, pontua. A cada colheita, cerca de 30 mil trabalhadores de outros estados chegam ao Espírito Santo.

CURTA

MARVADA BOA Produtores de cachaça vão doar 70 mil litros de álcool ao SUS.

SÁBIAS PALAVRAS A médica Margareth Dalcolmo, colatinense, orgulha os conterrâneos com suas orientações sobre a pandemia em programas nacionais de televisão.

EDITAL LANÇADO Ministério da Saúde chama alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia para atuarem contra a Covid-19. Com direito a bolsa de até R$ 1.045.

FILOSOFIA NA PANDEMIA “Em tempo de sofrimento, devemos dar um passo de cada vez, e não pensar no futuro”. Do escritor italiano Marco Balzano.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: