8º Congresso de Educação

Uma nova forma de pensar a educação


 (Foto: Escola SEB/Divulgação)
(Foto: Escola SEB/Divulgação)


Apoiadas na premissa de que, quanto mais estímulos, maior a vontade de aprender, as Escolas SEB de Vitória e Vila Velha focam em transformar vidas através da educação.

Num ambiente confortável e estimulante, são desenvolvidas práticas educacionais que possibilitam o trabalho em grupo e geram curiosidade, respeitando a velocidade da aprendizagem de cada aluno. Móveis e espaços modulares dão liberdade ao aluno e permitem que ele produza e compartilhe seu próprio conhecimento. Assim é o conceito GrowUP, utilizado amplamente nas Escolas SEB do Espírito Santo.

Nesse contexto, o professor se torna um verdadeiro curador do conteúdo, e não mero transmissor dele, desenvolvendo atividades que estimulam a criatividade, o raciocínio lógico e dão ao aluno a chance de aprender da maneira que faz mais sentido para ele, assim ele se torna agente de sua própria aprendizagem. Em grupo ou individualmente, ele exerce papel ativo, deixando de ser mero receptor de informações para construir conhecimento e desenvolver habilidades.

Todo esse processo é para oferecer, de um modo dinâmico, não apenas os conhecimentos e saberes necessários a uma formação de qualidade, mas também meios que auxiliem o desenvolvimento afetivo-social do aluno.

 (Foto: Escola SEB/Divulgação)
(Foto: Escola SEB/Divulgação)
Isso proporciona uma base sólida para que, durante o ensino médio, a Escola SEB promova uma preparação intensa orientada às melhores escolhas para o Enem e para os vestibulares mais concorridos do Brasil.

Para a Escola SEB, buscar metodologias inovadoras em educação é criar oportunidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas. E hoje, surge a necessidade de uma forma de ensino mais voltada para os interesses do aluno, fazendo com que ele questione, evolua e se desenvolva, para que, no futuro, descubra quem ele quer ser.