Notícias

Educação

Ufes vai ter duas seleções em 2019


A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) divulgou mudanças no processo seletivo de 2019.

A partir do próximo ano, serão feitas duas seleções pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma no início e outra no meio do ano, seguindo o exemplo das universidades federais do Rio de Janeiro e de São João Del Rey, em Minas Gerais.

Segundo a pró-reitora de graduação, Zenólia Figueiredo, a mudança se faz necessária devido ao número alto de matrículas que são realizadas no início do ano.

“No primeiro edital, o candidato fará o cadastro no Sisu apenas para o curso com vagas para o início do ano. No meio do ano, será aberto um novo edital para os cursos restantes”, explicou a pró-reitora.

Zenólia acrescentou ainda que, quem não obtiver a nota de corte suficiente para garantir a entrada no início do ano, terá a chance de outra tentativa na segunda seleção.

“É importante ressaltar que os cursos não se repetem. A não ser aqueles que têm duas entradas no ano, ou seja, 40 vagas no início e 40 no meio do ano”, enfatizou.

O total das 2.776 vagas que serão ofertadas no primeiro semestre serão distribuídas em 63 cursos.

As 2.184 restantes serão distribuídas em 27 cursos, o que totaliza 4.960 vagas. O edital com todas as especificidades das vagas está disponível no site www.sisu.ufes.br.

“A primeira coisa a fazer é olhar o termo de adesão e as informações básicas do curso que pretende cursar. Se optar por cotas, verifique toda a documentação que será requerida no ato da matrícula”, disse Zenólia.