Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Turbulências no Patriota

| 18/06/2021, 08:31 08:31 h | Atualizado em 18/06/2021, 10:24

A possibilidade do presidente Bolsonaro se filiar ao Patriota está deixando os filiados do partido com os nervos à flor da pele. Nacionalmente, o partido está rachado, com 55% a favor e 45% contra a filiação, segundo o ex-deputado Manato.

No Estado, há divergências internas, principalmente no diretório de Vitória, contra o presidente estadual, deputado Rafael Favatto. Nessa semana, o vereador de Vitória Gilvan da Federal (Patriota) usou a tribuna da Câmara para criticar Favatto, a quem chamou de aliado do governador Casagrande. Favatto votou contra o requerimento, na Ales, de convocação do secretário da Saúde sobre a compra de álcool em gel.

O presidente do diretório de Vitória, Leonardo Monjardim, faz coro: “O Patriota é conservador e de direita. Há uma insatisfação muito grande contra o posicionamento do Favatto”. Nos bastidores, há sinalização de que o comando do partido no Estado possa mudar com uma intervenção. A conferir.

Mordeu a mão
O vereador Gilvan da Federal entrou no Patriota no ano passado pelas mãos do deputado Rafael Favatto, que foi contra o posicionamento do diretório de Vitória. “Favatto descumpriu acordo que fez conosco e nossa chapa de 29 nomes, e impôs a entrada do Gilvan aos 45 do segundo tempo”, disse o presidente do Patriota de Vitória, Leonardo Monjardim.

Instância superior
Durante reunião da Comissão de Assistência Social da Ales, quarta-feira, os deputados Marcos Garcia, Hércules Silveira e Iriny Lopes decidiram marcar agenda com o governador para levar a questão de uma possível gratuidade no Transcol para quem tem HIV/Aids – o benefício era dado aos passageiros de Vitória, mas com a integração foi suspenso.

Imagem ilustrativa da imagem Turbulências no Patriota
|  Foto: AT
“Tô no paraíso!”
O deputado Bruno Lamas foi do inferno ao céu com a mudança na gestão estadual do Palácio Anchieta. Na gestão passada, do ex-governador Paulo Hartung, Bruno era um dos poucos oposicionistas e comeu o pão que o diabo amassou. Hoje, com Casagrande, tem tido espaço e emendas atendidas.

Eduardo Leite vem ao Estado amanhã
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que é cotado para ser candidato à Presidência da República pelo PSDB, vem ao Estado amanhã para uma agenda do partido. A coluna Plenário já tinha antecipado que ele faria uma visita ao Estado nesse mês. Ele vem a convite do presidente do PSDB-ES, Vandinho Leite, para o seminário “Os desafios do Brasil no pós-pandemia”.

Renzo busca se viabilizar para disputar a Câmara
Se depender do deputado Renzo Vasconcelos (PP), sua próxima disputa será por uma vaga à Câmara Federal. O partido ainda não se reuniu para definir nomes da chapa, mas Renzo – que foi o 3º deputado mais votado na eleição de 2018, com 42.907 votos – tem feito romaria no interior e conversado com lideranças para se viabilizar. “Tenho ouvido muitas pessoas, conversado com o governador e acho que o partido abrirá um caminho para eu disputar”.

Tem quem queira
Se o PP, porém, não der legenda para Renzo Vasconcelos disputar, o deputado tem na retaguarda os convites que já recebeu de 7 partidos.

Saúde mental
A Secretaria de Educação de Vila Velha está oferecendo apoio emocional, com psicólogos, aos professores da rede municipal de ensino.

Ele merece
O vereador de Vitória Leandro Piquet homenageou o estudante mais idoso de Vitória: Pedro Francisco de Souza, de 102 anos. O aposentado é aluno da EJA na escola municipal Suzete Cuendet, em Maruípe.

Reforma no cardápio
O governador almoçou ontem com a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, que veio ao Estado para se reunir com as lideranças do partido. Ela é relatora da PEC da Reforma Política. A cúpula do Podemos participou do almoço.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: