Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Troca inteligente e saudável

| 28/02/2020, 06:59 06:59 h | Atualizado em 28/05/2020, 13:25

Quem disse que reeducação alimentar é sinônimo de viver à base de frango grelhado e alface não sabe o que está perdendo. Normalmente, quem busca perda de peso e melhor qualidade de vida já recorre ao radicalismo cortando diversos alimentos que está acostumado a ingerir diariamente. Mas já adianto, dietas muito radicais acabam nos desanimando.

Algumas mudanças são necessárias principalmente na hora de reeducar o seu organismo.
Mas podemos fazer isso de maneira agradável, sem sofrimento e o segredo é sabermos escolher os produtos certos.

Alguns alimentos são verdadeiros curingas na cozinha e podem deixar a sua alimentação mais saborosa e a dieta fácil de seguir.

A reeducação alimentar não se trata de cortar alimentos, mas sim substituí-los.

A ideia é trocar alimentos com alto teor de gordura por alimentos similares e menos calóricos. E o melhor é que a troca de alimento feita sob orientação e bem equilibrada não compromete a saúde.

A nossa alimentação deve propor o equilíbrio entre gorduras e outros nutrientes. 
Então vamos nessa? Espiem e me digam se já fazem essas trocas no dia a dia.

Salgadinhos por castanhas – Essa troca é destinada aos momentos em que pinta a fome no meio do dia. Solução fácil, mas nada saudável, seria recorrer aos salgadinhos ou biscoitos recheados, petiscos que costumam contar com gordura trans em sua receita.  Para escapar da malfeitora, aposte nas oleaginosas.

Chocolate em pó por cacau em pó – Ele tem menos açúcar e mais nutrientes. É rico em antioxidantes e cuida da saúde do coração.

Arroz branco por arroz integral – Não existe diferença significativa entre as calorias. No entanto, a versão integral possui maior quantidade de fibras, que ajudam no controle do diabetes, colesterol, além de dar mais saciedade. 

Maionese tradicional por maionese de abacate – Bata no liquidificador um abacate, 1/2 xícara de azeite, suco de 1 limão, 8 colheres de sopa de água e sal, pimenta e ervas frescas a gosto. Dura até três dias na geladeira.

Pão comum por pão integral – Não existe diferença significativa de calorias. No entanto, as versões integrais apresentam maior quantidade de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e promovem a saciedade por mais tempo.

Troque o óleo de cozinha pelos seus primos saudáveis – Exemplo: azeite de oliva.

Enlatados por legumes in natura – São mais saborosos, além de possuírem menos sódio e conservantes. É uma boa alternativa para quem está de olho na pressão arterial e busca a prevenção/tratamento do câncer.

Prefira o leite desnatado e queijos brancos – Todos são excelentes fontes de cálcio. O que difere é que a versão integral do leite e os queijos amarelos são ricos em gorduras e calorias.

Hora de dizer adeus ao açúcar refinado – Há muitas opções de produtos naturais e mais saudáveis: açúcar mascavo, açúcar demerara, mel, açúcar de coco...

E aí? Gostou? Então mãos à obra e bora rever a dispensa. Até a semana que vem!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: