X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Tribunal dá cinco dias para Juninho se defender sobre denúncia de superfaturamento


O processo licitatório para modernização do parque de iluminação do município de Cariacica, estimado em R$ 115 milhões, está sendo acompanhado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). Segundo uma denúncia, apresentada pelo vereador Wellingthon Nascimento de Lima, o Professor Elinho (PV), a licitação poderia trazer grave lesão aos cofres públicos e continha “fortes indícios de superfaturamento”.

Em sua denúncia, o vereador Professor Elinho alegou que a compra das lâmpadas, para modernização da iluminação pública, “seria mais vantajosa para a municipalidade a longo prazo”. O parlamentar ressaltou ainda o fato da licitação ser realizada no último ano de mandato do atual prefeito.

“Tal contratação poderia vir a comprometer a próxima disputa eleitoral, mesmo que não haja na lei proibição para licitar em período eleitoral”, diz a denúncia apresentada ao TCE-ES.

Diante desta denúncia, o Tribunal de Contas deu um prazo de cinco dias para que o prefeito de Cariacica Geraldo Luzia Júnior, o Juninho (Cidadania), apresente explicações sobre esta licitação.

Além de Juninho, também foram notificadas a presidente da Comissão Permanente de Licitação, Eliza Coelho de Oliveira Valvassori, e a secretária municipal de Serviços, Ana Emília Gazel Jorge.

A decisão é do relator Sérgio Aboudib Ferreira Pinto, que reforçou ainda que – havendo qualquer confirmação de irregularidade – “os responsáveis podem ser penalizados” com as sanções descritas nas legislações vigentes.

O outro lado

Na última terça-feira (14), a Prefeitura de Cariacica publicou no Diário Oficial do Município um edital que suspende a licitação por tempo indeterminado.

Em nota, a Prefeitura esclareceu que suspendeu a licitação por "questões puramente burocráticas" e que os interessados apresentaram "impugnações sobre questões técnicas do edital".

Veja a nota na íntegra

"A Prefeitura de Cariacica informa que, por uma questão puramente burocrática, suspendeu a concorrência 006/2019, que tem como objeto a contratação de empresa para modernização do parque de iluminação pública da cidade, ou seja, o certame não foi cancelado. Na forma da lei, os interessados em participar da licitação, apresentaram impugnações sobre questões técnicas do edital. A administração entendeu por bem, suspender o certame, para melhor avaliar as considerações feitas, uma vez que os questionamentos foram protocolados próximo à data de abertura das propostas. O Tribunal de Contas do Espirito Santo, notificou o município, a prestar esclarecimentos sobre as alegações recebidas em representação. Vale ressaltar, que o Tribunal não deliberou sobre a suspensão do certame, apenas solicitou informações sobre a contratação".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: