X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Trânsito

Trevo de Carapina vai reduzir tempo entre Serra e Vitória


Um dos principais gargalos do trânsito na região metropolitana, o Trevo de Carapina passará por obras que prometem reduzir o tempo de viagem entre os municípios da Serra e de Vitória. A região vai ganhar novas faixas, terá semáforos eliminados e contará com uma nova ligação entre as duas cidades.

A ordem de serviço foi assinada ontem pelo governador do Estado, Renato Casagrande. A empresa vencedora da licitação tem dois anos para concluir o serviço, que ficará por R$ 76,5 milhões. Por ser um contrato via Regime Diferenciado de Contratação, a empresa não pode interferir no prazo de entrega e nem solicitar aditivo no valor.

A melhoria vai acontecer na divisa dos municípios, desde o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno (BR-101), na Serra, até a Avenida Fernando Ferrari, na capital. O trecho vai passar a ter três faixas em cada sentido, além de uma ciclovia em toda sua extensão.

“Vai facilitar o trânsito, melhorando aquele gargalo de Carapina. É uma obra importante para a mobilidade metropolitana”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Outra grande novidade é que os semáforos que causam congestionamento serão eliminados, principalmente em frente ao Apart Hospital, onde a retenção é mais crítica.

Imagem ilustrativa da imagem Trevo de Carapina vai reduzir tempo entre Serra e Vitória
Reta do Aeroporto, divisa das cidades, próximo de onde vai ser feita obra: uma nova passagem será construída entre os dois municípios, por baixo da via |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Com isso, uma nova passagem será construída entre os dois municípios, por baixo da Reta do Aeroporto, na altura do hotel Ibis. A empresa responsável pela obra ainda vai definir se será um túnel ou um viaduto.

Essa nova ligação terá início em uma via que será construída ao lado do hotel, e dará acesso à avenida João Palácio, próximo ao Shopping Mestre Álvaro, no Bairro de Fátima. Por essa passagem, será possível acessar bairros como Jardim Camburi, Bairro de Fátima e Eurico Salles, além de fazer o retorno.

“É um local em que temos um congestionamento diário. Vamos eliminar o semáforo de três tempos, fazer essa nova passagem e aumentar o número de faixas. Nas vias marginais, vamos manter para a urbanização, com ciclovia e calçadas mais largas”, ressaltou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Saiba mais

Obra

  • A obra vai acontecer nas divisas dos municípios da Serra e de Vitória, desde o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno (BR-101), na Serra, até a Avenida Fernando Ferrari, na capital.
  • O prazo de entrega é de dois anos.
  • Os serviços custarão R$ 76,5 milhões e serão realizados pelo consórcio Trevo Carapina, empresa que venceu a licitação.

O que será feito
Ampliação

  • O trecho na divisa entre as cidades de Vitória e da Serra, que hoje tem duas pistas de cada lado, vai passar a ter três faixas em cada sentido após a obra.

Fim do semáforo

  • Os semáforos que causam congestionamento serão eliminados, principalmente em frente ao Apart Hospital

Nova ligação

  • Uma nova via será construída entre os dois municípios, por baixo da Reta do Aeroporto, na altura do hotel Ibis.
  • Ainda será definido se será um túnel ou um viaduto.
  • Essa ligação terá início ao lado do hotel, e dará acesso à avenida João Palácio, próximo ao Shopping Mestre Álvaro, no Bairro de Fátima. Por essa passagem, será possível acessar bairros como Jardim Camburi e Eurico Salles, além de fazer o retorno.

Fonte: Governo do Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: