Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Trapalhões

| 07/05/2021, 10:14 10:14 h | Atualizado em 07/05/2021, 10:18

Com uma semana de CPI da Covid, o governo Jair Bolsonaro expôs em detalhes a falta de articulação e já contabiliza três deslizes, na visão de senadores.

Parlamentares da base afirmam que não é possível lidar com amadorismo agora e que o Planalto tem mais atrapalhado do que ajudado. Na primeira reunião com ministros desde a instalação da comissão, na quarta-feira, governistas cobraram organização. Nova derrapada ontem dá sinais de que será difícil arrumar a casa.

7 erros
Os primeiros episódios citados foram os requerimentos feitos por uma assessora da Casa Civil, em computadores do Palácio do Planalto, em nome de senadores da base, e a mensagem errada enviada por Fábio Faria (Comunicações) a Luiz Henrique Mandetta com perguntas para o próprio, quando o destinatário era, na verdade, Ciro Nogueira (PP-PI).

Desculpa
Ontem, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral) foi visitar o general Eduardo Pazuello, que faltou na CPI sob o argumento de que deveria cumprir quarentena após contato com assessores com Covid. O episódio irritou senadores independentes e da oposição, que viram uma afronta.

Ops
Na reunião com senadores, Onyx e Eduardo Ramos (Casa Civil) disseram que os ponteiros estavam acertados e que dariam total suporte aos integrantes da base que compõe a CPI. Chamou a atenção dos participantes a aparente boa relação entre os dois, que têm brigado nos bastidores.

Tudo junto...
Para o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, a exposição de Pazuello na CPI e nesses episódios relacionados gera reflexos negativos à imagem do Exército, pois a percepção popular tende a misturar a figura do ex-ministro com a da corporação.

...E misturado
“É um governo confuso, e agora, com CPI, desgastado em diversas áreas”, diz Santos Cruz. “E esse desgaste contamina.”

Fica...
Ciro Gomes (PDT) é um dos cearenses que tomaram a primeira dose da Coronavac e que tiveram a aplicação da segunda dose adiada devido à falta de vacinas.

...Em casa
O presidenciável foi vacinado em 3 de abril, em Fortaleza, e deveria ter tomado outra dose no sábado (1º). Ciro está irritado porque a demora na imunização prejudica sua movimentação política.

Resposta
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), rebateu as afirmações do seu vice, Carlos Almeida Filho, sobre a nova cepa de Covid-19 ter surgido em Manaus como consequência do alinhamento do governo estadual às políticas de combate à pandemia de Bolsonaro.

Outro lado
“Não é hora de politicagem. É hora de trabalhar duro para evitar a perda de vidas humanas e recuperar a economia do estado do Amazonas, como o governo vem fazendo desde o início dessa crise”, disse em nota.

Sem essa
Lima disse que as afirmações do vice não têm fundamento e que elaborou diversos decretos com medidas de restrição. Sobre a nova cepa, o governador afirma que ela chegou de “maneira imprevisível”.

Venha a nós
O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou um requerimento na CPI para ouvir o vice.

Alerta
Alexandre Saraiva, delegado da Polícia Federal que denunciou Ricardo Salles (Meio Ambiente), publicou um recado nas redes sociais. “Aviso aos ladrões de terras e madeira: o jogo só termina quando acaba. Sentenças são sujeitas a recursos”, escreveu na noite de quarta-feira.

Libera
Como mostrou o Painel, a juíza federal Mara Elisa Andrade mandou a PF devolver volumes de madeiras apreendidas na operação que vem gerando atrito.

Eu não
O vereador Rinaldi Digilio (PSL), cujo nome consta entre os que assinaram o requerimento para criação de CPI da Covid em SP, diz que não apoia o pedido e solicita a retirada de seu nome.

Você sim
Digilio disse à Mesa Diretora da Câmara que pediu uma perícia para saber o que aconteceu. A Casa diz que o sistema é confiável, íntegro e inviolável, e confirmou que o requerimento foi assinado pelo vereador.

Tiroteio

“Esse é mais um gesto de desespero de quem não se conforma em ver seu governo devastado”.

De José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça e presidente da Comissão Arns, sobre as ameaças de Jair Bolsonaro ao STF em meio à CPI.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: