Trânsito mais complicado com a volta às aulas hoje

| 03/02/2020, 12:03 12:03 h | Atualizado em 03/02/2020, 12:31

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-02/372x236/transito-praca-do-pedagio-f7889c0c442f9ef1e3489b9c19797919/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-02%2Ftransito-praca-do-pedagio-f7889c0c442f9ef1e3489b9c19797919.jpg%3Fxid%3D107027&xid=107027 600w, Trânsito lento nas proximidades da Terceira Ponte: motoristas devem ter paciência e sair mais cedo de casa.
Quem precisa enfrentar o trânsito da Grande Vitória todos os dias vai notar uma grande diferença a partir de hoje. É que a volta às aulas e o término do período de férias em vários setores devem deixar o trânsito mais complicado.

Para tentar minimizar os efeitos dos congestionamentos e dar mais fluidez ao tráfego, as guardas municipais de Vitória, Vila Velha e Serra montaram estratégias que devem endurecer as fiscalizações, sobretudo no entorno das escolas.

Em Vitória, as fiscalizações serão intensificadas principalmente nos bairros Santa Lúcia, Praia do Canto e São Pedro.

De acordo com o gerente de operação e fiscalização de trânsito de Vitória, Marcelo Perozini, existe um grupamento de projetos sociais que faz um trabalho educativo nas escolas.

“A gente faz a notificação a todo condutor de veículo sobre a obrigação de respeitar as leis e a sinalização de trânsito. A gente também auxilia na travessia de crianças e dos familiares”, disse.

Perozini orientou que os motoristas dirijam com prudência, paciência e que saiam um pouco mais cedo de casa para evitar estresse e atraso.

Em Vila Velha, os guardas municipais vão atuar no tráfego das vias mais movimentadas. O coordenador do Grupamento Escolar da Guarda Municipal, Leonardo Borini, explicou que o trabalho é mais intenso nos bairros Centro, Boa Vista e Coqueiral de Itaparica.

Já na Serra, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) tem um esquema montado para dar mais fluidez ao trânsito. “Vamos fazer a Operação Linha Verde para liberar o trânsito, mesmo com o sinal vermelho. Vamos atuar também nos bairros que são os gargalos, como Manoel Plaza, Jardim Limoeiro, Carapina e Laranjeiras”, disse o diretor do órgão, João Filho.

Segundo o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe), cerca de 250 mil alunos voltam às aulas a partir de hoje. Ao longo da semana, os alunos da rede pública também voltam às atividades.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) informou que 3.656 vans escolares estão regulares para transportar alunos a partir de hoje.

Fluxo deve aumentar entre 30% e 50%

Vitória

  • A guarda municipal se prepara para intensificar as fiscalizações e as orientações educativas no entorno das escolas estaduais, municipais e particulares.
  • O trabalho fica mais intenso nos horários de entrada e saída dos alunos, no período da manhã, tarde e noite.
  • Bairros como Santa Lúcia, Praia do Canto e São Pedro concentram a maioria das ações.
  • Os guardas inibem parada e estacionamento irregulares nas portas das escolas, ajudam a dar mais fluidez no trânsito das vias dos entornos das escolas e também auxiliam na travessia dos alunos.

Vila Velha

  • O Grupamento do Trânsito da Guarda Municipal estima que o fluxo de veículos deve aumentar de 30% a 50% nas vias da cidade com a volta às aulas desta semana.
  • Os agentes da guarda vão intensificar as fiscalizações para orientar os mostoristas e evitar congestionamentos.
  • Oos bairros com mais fiscalizações são Centro, Boa Vista e Coqueiral de Itaparica, no entorno das escolas e faculdades.
  • A guarda municipal também atua nas 101 unidades educacionais do município, com orientações aos pais, motoristas de vans e até os próprios alunos sobre a segurança no trânsito.
  • As viaturas de trânsito vão fiscalizar principalmente os locais de grande movimentação, observando os cuidados para o transporte dos alunos, como o uso do cinto de segurança, estacionamento em fila dupla e, eventualmente, verificar se o veículo está certificado para o transporte dos alunos.

Serra

  • A Guarda municipal montou um esquema para reduzir os impactos do trânsito na volta às aulas.
  • Além de atuar nos entornos das escolas, os agentes vão deflagrar a Operação Linha Verde.
  • Os agentes ficam posicionados em sinais na Norte Sul, nos horários de pico, para orientar o trânsito. Quando possível, eles seguram um cruzamento e permitem que na via perpendicular motoristas passem com o sinal ainda vermelho. 
  • As avenidas com mais gargalos são a Norte Sul, nos bairros Manoel Plaza, Carapina e Jardim Limoeiro, e Eudes Scherrer, em Laranjeiras.
Fonte: Prefeituras citadas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: