Trabalho Voluntário: incentivo ao altruísmo e solidariedade

No início do mês dezembro foi celebrado o Dia Internacional do Voluntário. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, com o objetivo de promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade ao redor do mundo, além de refletir sobre o trabalho.

O voluntariado surge na Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) desde sua fundação em 1988, quando profissionais da área da saúde e pais de pacientes em tratamento onco-hematológico no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) mobilizaram-se pela criação de um espaço que buscasse oferecer oportunidades de continuidade ao tratamento e, consequentemente, elevar os índices de cura.

Com o tempo, o grupo foi crescendo e ganhando mais espaço, verificando-se a necessidade de uma maior organização e planejamento do trabalho voluntário. Entre os principais desafios estava a profissionalização do setor e uma maior proximidade com os voluntários.

Para tanto, a Acacci está em processo de reformulação do Programa de Voluntariado, regulamentado pela Lei nº 9.608 de 18/02/98, pois a Entidade entende que esses sujeitos são um dos pilares de sustentação dos serviços que a ACACCI presta. O Programa busca incentivar a participação da sociedade e aproximá-la das atividades desenvolvidas pela Entidade, tendo como objetivo geral envolver a comunidade e contribuir com a qualidade e melhoria das ações sociais.

O trabalho voluntário visa estimular as habilidades pessoais e profissionais dos indivíduos, incentivando o altruísmo e a solidariedade nas práticas de ações voluntárias.

O exercício voluntário possui, ainda, uma importância social e uma gratificação pessoal para quem o realiza.

Os voluntários da Acacci são de grande valor para a Instituição, pois representam importantes atores na luta contra o câncer infantojuvenil.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 200 voluntários, distribuídos em diversos setores – brinquedoteca, almoxarifado, cozinha, capelania, convivendo com arte, acolhimento, bazar e eventos.

Hoje, eles chegam até a Acaccipor meio do contato pessoal, telefone, e-mail ou pelo site e, a partir disso, são convidados para participar do Encontro com Voluntário, onde recebem todas as informações necessárias para realizarem o trabalho. Após esse momento, assinam o Termo de Adesão do Voluntário e começam a colaborar.

A Acacci, recentemente, em São Paulo, ficou em primeiro no lugar no Troféu Atitude de Outro, na categoria “Orgulho de Ser Voluntário”, promovido pelo Instituto Ronald McDonald (IRM), pela participação na campanha McDia Feliz 2018.

São essas e outras conquistas que reforçam o quanto o trabalho voluntário é importante para a Entidade. Mais do que isso, reforça que o voluntário é um personagem valioso e de transformação para a vida de tantas pessoas.

O trabalho voluntário representa o exercício de cidadania, movida por uma relação solidária com o próximo. Torne-se um voluntário e contribua para potencializar a cura de crianças e adolescente com câncer. Participe dessa história de solidariedade você também!

Izabella Vasconcelos – Assistente Social e Responsável pela Programa de Voluntariado da Acacci


últimas dessa coluna


Quem cuida do cuidador?

Vemos, na prática clínica atual, um aumento sustentado na incidência de doenças crônicas incapacitantes que, majoritariamente, são agravadas pelos processos disfuncionais envolvidos no envelhecimento …


Reforma da Previdência é um debate atrasado

Para trazer ao debate questões de ordem demográfica e social, verificamos que nos anos 60, a razão de trabalhadores da ativa versus aposentados era 12 para 1. Em 2000, esta proporção caiu para …


O sentido da vida

Passadas as férias, findo o Carnaval, a agenda do ano novo entra de vez no cotidiano de 2019. Assim, temos como que um replay da questão que sempre marca as viradas: o que faremos do ano que se …


Multipropriedade imobiliária: inovação no registro de imóveis

Tudo o que é novidade gera dúvidas: as maiores inovações vêm carregadas delas. As pessoas questionam, ficam curiosas, pesquisam, se informam e no final colocam tudo na balança para pesar o que vale …


Tragédia em Suzano: fuja do discurso raso!

Diante da recente tragédia ocorrida em uma escola de Suzano (SP), que ceifou vidas e marcou indelevelmente famílias e amigos, a sociedade volta a se perguntar o que pode levar uma pessoa a cometer …


Doutrinação nas escolas vai além de um cabo de guerra político

O período da história do Brasil, que se estendeu da proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até o golpe de 1930, liderado por Getúlio Vargas, faz de suas ações um eixo explicativo para …


O homem criminoso e as agressões contra mulheres

A visão da sociedade ainda é muito ingrata com as mulheres, séculos de discriminação e desrespeito não são facilmente apagadas do nosso cotidiano, mas o empoderamento feminino, que é a luta pelo …


Tecnologia ajuda a transformar os motoristas e o trânsito

Mapas atualizados em tempo real, aluguel de bikes, motoristas de aplicativo e até cursos exigidos pelos Departamentos Estaduais de Trânsito, como o de reciclagem para recuperação de Carteira Nacional …


Como se livrar das dívidas? Não é tarefa fácil, mas há luz no túnel

Estamos em março e as famílias sentem no bolso o peso das contas, como material escolar, rematrícula, IPVA, IPTU, Imposto de Renda e por aí vai. Quem dirá, para quem já carrega os débitos antigos. …


Mulher, a equilibrista

Era ainda menina e sonhava em construir a minha família. Igualmente me motivava construir uma carreira em que eu pudesse fazer a diferença na vida das pessoas. Meu avô me ensinou ainda criança que …