Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

“Timing” de churrasco desagrada até aliados

| 09/05/2020, 08:37 08:37 h | Atualizado em 09/05/2020, 08:46

Imagem ilustrativa da imagem “Timing” de churrasco desagrada até aliados
Bolsonaro cumprimenta eleitores |  Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O churrasco de Jair Bolsonaro com “pelada” no Alvorada era para ter acontecido no final de semana passado, em comemoração ao aniversário de Flávio Bolsonaro, transcorrido dia 30. Mas acabou adiado e, como a fase é ruim, o “timing” fez gol contra. O anúncio da nova data coincidiu com o momento em que o Brasil se aproximou (e deverá superar) a triste marca de 10 mil mortes oficiais pela Covid-19. Em privado, aliados do clã viram forte simbolismo negativo no anúncio público da festa e aconselharam o cancelamento da confraternização.

E vai rolar?

Até ontem à noite a festa estava mantida para hoje de manhã, apesar de Bolsonaro ter sido alertado de que o timing não é bom: o País superou ontem a barreira das 700 mortes diárias.

Deu ruim

Nas redes, as reações foram grandes. “Mais um dia, mais um recorde de brasileiros mortos pela Covid-19. De ontem pra hoje, ao menos 751 pessoas perderam suas vidas. Como resposta às famílias das vítimas, o Presidente só anuncia churrasco e pergunta 'e daí?'”, escreveu Alessandro Molon (PSB-RJ).

Imagem ilustrativa da imagem “Timing” de churrasco desagrada até aliados
CLICK.

Enquanto o País enfrentava mais um recorde de mortes por Covid-19, o churrasco marcado por Jair Bolsonaro repercutia muito mal nas redes sociais ontem.

Vai dar

Líderes de partidos independentes avaliam que haverá consenso para votar a MP da regularização fundiária na semana que vem. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda não incluiu a medida na pauta, mas as negociações seguirão a pleno vapor durante o fim de semana. Conforme mostrou a coluna nesta semana, a MP é fonte de grande disputa.

Help!

Não está fácil para ninguém. Já são seis os estados que pediram ajuda das Forças Armadas para combater o coronavírus: Amapá, Roraima, Acre, Santa Catarina, Piauí e Ceará.

Luz...

Em mensagem enviada a grupos empresariais, José Ricardo Roriz Coelho (Abiplast) afirmou que o objetivo do encontro dos empresários com Jair Bolsonaro foi a busca de uma ação organizada de tirar o País do caos atual.

...no fim...

“Se não arrumarmos a casa, com crédito chegando na ponta, e planejarmos de forma previsível um retorno que preserve a saúde das pessoas e não deixe as empresas médias e pequenas morrerem, será um desastre”, diz.

...do túnel.

De acordo com Roriz, será preciso “convergência” e entendimento entre os Poderes. “Foi isto que levamos ao governo e ao STF”.

Ok.

Com o controle rígido de entrada no País, 280 estrangeiros, funcionários da Petrobras, foram autorizados a desembarcar no Brasil nesta semana. Eles deverão ser testados e terão que seguir regras rígidas para comprovar que não estão infectados.

Diagnóstico...

A convite de João Doria, o ex-governador Geraldo Alckmin almoçou no Palácio dos Bandeirantes. Bruno Covas também tomou lugar à mesa.

...tucano.

Doria pediu a Alckmin que, com sua experiência como médico e principalmente, ex-governador, avaliasse a condução da crise pelo governo paulista: no caminho certo, sem chance de flexibilizar a quarentena neste momento e com atenção redobrada às periferias.

Xi...

O super rodízio de Covas contra a Covid-19 ganhou o apelido na Câmara de “jabuticaba”: só tem no Brasil. Precisa ver se dará certo como a fruta...

PRONTO, FALEI!

Sobre Guedes ter debochado da alta do dólar

"Com o dólar nas alturas, ninguém vai nem para Foz do Iguaçu. Vai todo mundo continuar em casa”

Marcos Pereira, deputado federal (SP), presidente do Republicanos

SUGERIMOS PARA VOCÊ: