Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Doutor João Responde

Doutor João Responde

Colunista

Dr. João Evangelista

Tenho angústia ou ansiedade?

| 25/02/2020, 10:46 10:46 h | Atualizado em 25/02/2020, 10:48

Acompanhada pelo marido, visivelmente inquieta, a paciente mal sentou e foi logo dizendo: “Doutor, eu ando muito nervosa e tudo me incomoda. Estou tendo dificuldade de dormir e vivo com dor de cabeça. Esse cansaço e essa fraqueza no corpo também não me largam.”

Nesse momento o marido interrompeu-a, dizendo: “De uns tempos pra cá, minha mulher vem criando confusão por nada. Além de reclamar de tudo, começou com um ciúme doentio. O senhor não vai acreditar, mas ela já chega do trabalho, ralhando comigo. Falou sobre uma loira que viajava ao lado dela, ontem, no ônibus. Como era muita bonita, todos ficaram olhando pra ela. Sim, mas e daí? Eu perguntei. ‘E daí que, se você estivesse lá, também teria olhado pra ela’.”

“Como o senhor está percebendo, Doutor, a patroa não está nada bem”.

Embora esse tipo de paciente apresente sintomas inespecíficos, como fadiga, insônia, tensão muscular, dor de cabeça, crise de choro, insegurança, tristeza, convém pesquisar alguma causa orgânica, antes de rotular o quadro como ansiedade ou depressão.

Enquanto eu buscava algum fator orgânico que justificasse os sintomas, ela me perguntou: “Ansiedade é a mesma coisa que angústia”?

Ansiedade vem de ansiar, que significa esperar. Angústia significa apertar, comprimir. Curiosamente o termo esperança também vem de esperar. Nesse caso, se referindo a um esperar calmo e harmonioso. Por outro lado, o ansiar de ansiedade é um esperar nervoso, tenso, cheio de preocupação. Ninguém diz, por exemplo, que tem esperança de vômito. Sempre afirmamos que temos ânsia de vômito.

Ansiedade traduz sempre algo subjetivo. Seus sinônimos são: apreensão, expectativa, temor, inquietude, nervosismo, etc.

Angústia é descrita como sensações desconfortáveis que aparecem no corpo, como consequência do deslocamento de emoções. Pode se apresentar como dor no peito, dificuldade de respirar, palpitação, cefaleia, tontura e assim por diante.

Ansiedade é a angústia da alma e angústia é a ansiedade do corpo.

Após ter acabado de examinar a paciente, ela questionou se não poderia estar acometida por alguma doença orgânica, além dessas manifestações de cunho psíquico.

Eu respondi que, embora sua avaliação física estivesse perfeita, iria solicitar alguns exames de natureza endócrina e imunológica.

Alguns dias depois, verificamos que todos os exames estavam normais.

Pelo que pude averiguar, a paciente tinha um forte componente hereditário, justificando sua fragilidade emocional. Existiam dois casos de suicídio na família, alertando para etiologia genética.
É claro que essa senhora, além de medicamentos, iria necessitar de acompanhamento psicoterápico.

O estresse libera adrenalina, que produz energia, fazendo o indivíduo lutar ou fugir daquilo que ameaça sua vida. Esse estado de espírito, que se manifesta no corpo, é denominado angústia. Quando a expectativa de medo se mantém, ele se transforma em ansiedade, essa convulsiva febre da alma.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: