Tecnologia ajuda a transformar os motoristas e o trânsito

Mapas atualizados em tempo real, aluguel de bikes, motoristas de aplicativo e até cursos exigidos pelos Departamentos Estaduais de Trânsito, como o de reciclagem para recuperação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada, estão disponíveis on-line, na mão do motorista.

Para quem viveu o tempo de procurar endereços em mapas das listas telefônicas e de ter que se deslocar para frequentar um curso de reciclagem, sabe como a internet mudou a vida do condutor para melhor.

A mobilidade urbana melhorou significativamente graças a aplicativos totalmente gratuitos baseados em navegação GPS.

Por meio do smartphone, o motorista acompanha as condições de trânsito, acidentes, bloqueios de vias ou tráfego intenso e escolhe a melhor rota a seguir.

Hoje em dia dificilmente alguém faz um trajeto desconhecido sem recorrer a esse recurso tecnológico.

Poder chamar um táxi ou motorista de aplicativo pelo celular popularizou a ideia de as pessoas transitarem de carro pelas cidades sem precisar dirigir ou procurar vagas de estacionamento. Há até a possibilidade de compartilhar carros com mais usuários e dividir o valor da corrida, tornando a opção mais barata e ainda mais vantajosa.

Quem gosta de se movimentar pode ainda optar por pedalar para ir e voltar do trabalho ou mesmo para atividades de lazer. Aplicativos de serviço de compartilhamento de bicicletas e de patinetes elétricos já funcionam em várias capitais do País.

As comodidades oferecidas pela tecnologia são tantas e vêm impactando o dia a dia das pessoas, a ponto de algumas delas, inclusive, deixarem o carro em casa ou até o colocarem à venda.

Embora a internet sempre à mão facilite a vida dos condutores, um efeito colateral negativo dessa evolução tecnológica é o alto número de acidentes causados pelo uso do celular no trânsito.

Por isso vale lembrar que dirigir usando o celular ao volante é infração média prevista no artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro.

Entre as facilidades proporcionadas pela tecnologia ainda se destacam inovadoras ferramentas desenvolvidas para formar cidadãos, motoristas e profissionais mais capacitados.

Detrans de vários estados, entre eles o do Espírito Santo, autorizaram recentemente a realização de cursos on-line de reciclagem para condutores, com aulas fornecidas por empresas credenciadas a motoristas que precisam recuperar a carteira suspensa ou cassada.

A educação a distância alia tecnologia acessível, abrangente e inclusiva e permite ao motorista ter total autonomia para programar os seus horários de estudo.

Ele conta com todo o conteúdo em seu computador ou smartphone e monitoria das aulas em tempo real.

O curso on-line também propicia conforto e economia de tempo e de dinheiro ao dispensar o deslocamento até o local das aulas.

Outra novidade recente é a possibilidade de os motoristas que exercem atividade remunerada nas categorias C, D e E poderem realizar curso on-line de reciclagem antecipada para zerar a pontuação das infrações cometidas nos últimos 12 meses.

Como se vê, os avanços tecnológicos vêm trazendo inúmeros benefícios para a humanidade e, no trânsito, não poderia ser diferente, pois é um ambiente essencial para o bem comum dos centros urbanos!

Francisco Maurício Bieniacheski é consultor de trânsito


últimas dessa coluna


Quem cuida do cuidador?

Vemos, na prática clínica atual, um aumento sustentado na incidência de doenças crônicas incapacitantes que, majoritariamente, são agravadas pelos processos disfuncionais envolvidos no envelhecimento …


Reforma da Previdência é um debate atrasado

Para trazer ao debate questões de ordem demográfica e social, verificamos que nos anos 60, a razão de trabalhadores da ativa versus aposentados era 12 para 1. Em 2000, esta proporção caiu para …


O sentido da vida

Passadas as férias, findo o Carnaval, a agenda do ano novo entra de vez no cotidiano de 2019. Assim, temos como que um replay da questão que sempre marca as viradas: o que faremos do ano que se …


Multipropriedade imobiliária: inovação no registro de imóveis

Tudo o que é novidade gera dúvidas: as maiores inovações vêm carregadas delas. As pessoas questionam, ficam curiosas, pesquisam, se informam e no final colocam tudo na balança para pesar o que vale …


Tragédia em Suzano: fuja do discurso raso!

Diante da recente tragédia ocorrida em uma escola de Suzano (SP), que ceifou vidas e marcou indelevelmente famílias e amigos, a sociedade volta a se perguntar o que pode levar uma pessoa a cometer …


Doutrinação nas escolas vai além de um cabo de guerra político

O período da história do Brasil, que se estendeu da proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até o golpe de 1930, liderado por Getúlio Vargas, faz de suas ações um eixo explicativo para …


O homem criminoso e as agressões contra mulheres

A visão da sociedade ainda é muito ingrata com as mulheres, séculos de discriminação e desrespeito não são facilmente apagadas do nosso cotidiano, mas o empoderamento feminino, que é a luta pelo …


Como se livrar das dívidas? Não é tarefa fácil, mas há luz no túnel

Estamos em março e as famílias sentem no bolso o peso das contas, como material escolar, rematrícula, IPVA, IPTU, Imposto de Renda e por aí vai. Quem dirá, para quem já carrega os débitos antigos. …


Mulher, a equilibrista

Era ainda menina e sonhava em construir a minha família. Igualmente me motivava construir uma carreira em que eu pudesse fazer a diferença na vida das pessoas. Meu avô me ensinou ainda criança que …


Por que precisamos do feminismo no Brasil?

Instituído pelas Nações Unidas e comemorado mundialmente em 8 de março, no Brasil o Dia Internacional da Mulher ganha novos simbolismos ao se tornar um grito por igualdade e justiça. O mês de março …