Tampouco ou tão pouco?

A palavra “tampouco” corresponde a “também não” (Exemplo: Meu amigo não gostou das previsões do economista, e eu tampouco.).

Já a expressão “tão pouco” refere-se a “algo diminuto, escasso” (Exemplo: Algumas pessoas têm tão pouco interesse pela economia de seu país.).


últimas dessa coluna


“Celerado” e “acelerado”

Ele nasceu em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Portugal. Ganhou o Nobel de Literatura em 1998 e o Prêmio Camões em 1995 (o mais importante prêmio literário de língua portuguesa). Quando recebeu o …


“A prazo” exige uso de crase?

Ganhou o Oscar por sua atuação em “Ben-Hur”, em 1959. Destacou-se também no filme “Planeta dos Macacos”, versão de 1968. Lydia Marie Clarke foi sua única esposa. Foram pais de dois filhos. …


Mea-culpa tem hífen?

Ele nasceu em 18 de julho de 1918, em Mvezo, África do Sul. Seu nome de batismo era “Rolihlahla”. Segundo a tribo Xhosa, da qual fazia parte, esse nome significava “tirar um galho da árvore ou causar …


Torácico ou toráxico?

A grafia de tórax (com a sílaba final “rax”) pode induzir o usuário da língua portuguesa a dizer o vocábulo “toráxico”, o qual não existe. A forma correta é “torácico” (Exemplo: Durante o trabalho, …