Por Márcia Branki
O pé atrás em relação aos carros chineses é inegável, mas Sobre Rodas teve uma surpresa boa ao avaliar o SUV T40 CVT lançado pela JAC Motors no Brasil em abril deste ano.
Durante test drive de aproximadamente 400 quilômetros entre Vitória e São Gabriel da Palha (ida e volta) – que mesclou trechos urbanos, rodovias e até estradas de terra –, o modelo mostrou que não veio para perder.
Ele traz o inédito motor 1.6 de 138 cv a gasolina e um câmbio CVT, que simula seis marchas, mas não oferece borboletas para trocas atrás do volante.
Na prática, o carro – que conta com seis anos de garantia – apresenta bom desempenho e a transmissão mostrou-se suave e precisa, sem qualquer tranco no momento das trocas. Ponto positivo também para suspensão, estabilidade e baixo nível de ruído interno.
Internamente, o modelo é espaçoso, confortável e oferece boa dirigibilidade. O painel é bonito e traz comandos ao alcance das mãos, mas a numeração que indica a velocidade do veículo, por exemplo, poderia ser maior. Quem usa óculos só para perto sofre.
Há costuras vermelhas nos bancos e no volante (revestidos em couro) e quadro de instrumentos redesenhado. A central multimídia de oito polegadas continua lá, porém, ainda sem GPS. Contudo, a marca promete para breve Apple CarPlay e Android Auto.
Assim como na configuração manual de seis marchas (R$ 66.990), o novato – que sai a R$ 76.990 com frete e pintura – tem controlador de velocidade, luzes de LED, controles de estabilidade e de tração, câmera frontal, assistente de partida em rampas, câmeras atrás e na frente, direção elétrica e entrada USB na parte traseira.
A lista de itens de série inclui ainda ar-condicionado automático, sensores de estacionamento, computador de bordo, sistema start/stop e o interessante JAC View, que permite registrar fotos e filmes (com áudio) de todos os percursos percorridos pelo carro. Uma fábrica da marca foi anunciada para 2019 em Goiás.