X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Ciência e Tecnologia

Superlua promete encantar capixabas nesta quarta-feira


Imagem ilustrativa da imagem Superlua promete encantar capixabas nesta quarta-feira
|  Foto: Beto Morais/AT 08/02/2020

Uma superlua vai poder ser vista ao anoitecer, pouco antes do pôr do Sol, nesta quarta-feira (26). Caso as nuvens desapareçam, a promessa é que ela encante os capixabas. Para conseguir visualizar, é necessário olhar para o horizonte leste, que é o oposto em relação ao local que o Sol se põe.

Uma lua cheia ou nova é uma superlua quando a fase da lua cheia (100% do disco lunar iluminado) acontece próxima do horário em que ela estará passando pelo perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra.

Quando ocorre esta combinação, para quem olha da Terra, a Lua vai parecer maior e mais brilhante do que realmente é.

Segundo o Climatempo, esta superlua é a segunda com Lua cheia em 2021. A primeira ocorreu no dia 27 de abril. Já em novembro e dezembro, vão ocorrer as superluas com a Lua nova.

Eclipse Lunar

Também nesta quarta-feira (26), aconteceu um outro evento astronômico especial: a superlua foi totalmente eclipsada pelo sol. De acordo com o Climatempo, o eclipse ocorreu na madrugada desta quarta (26), mas só alguns estados conseguiram a visualização total do fenômeno.

O eclipse lunar é a ocultação de parte ou de todo o disco lunar pela sombra da Terra. Ele ocorre quando o Sol, Terra e Lua se alinham. Isto é, a Terra fica entre o Sol e a Lua e a sombra dela encobre o disco lunar.

Existem três tipos de eclipse lunar: o total, o parcial ou o penumbral. Nesse mesmo episódio de eclipse, desta quarta (26), algumas cidades conseguiram observar um eclipse total, outras parcial, em outras o eclipse ocorreu na forma penumbral e algumas não conseguiram observar nada do evento astronômico.

Infelizmente, no Espírito Santo, só foi possível visualizar o eclipse penumbral. No entanto, de acordo com o Climatempo, a previsão era de muita nebulosidade e risco de chuva para o Estado durante a madrugada, o que pode ter prejudicado a visualização em algumas cidades.

Entenda os tipos de eclipse lunar

No eclipse lunar total, todo o disco lunar fica totalmente escurecido, em geral com uma cor avermelhada ou até em tons de marrom.

No eclipse lunar parcial, apenas uma porção do disco lunar fica escurecido. Neste tipo de eclipse vemos o uma “mordida”, em um pedaço cortado do disco lunar, que é justamente a parte que fica escurecida.

O tamanho desta porção escurecida vai depender da posição geográfica do observador e varia de um eclipse para outro.

Já no eclipse lunar penumbral, o disco lunar apenas perde um pouco do brilho e muitas vezes nem dá para perceber isso em locais com muita iluminação artificial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: