Superalimentos para turbinar sua saúde

Por Luciana Pimentel

Já ouviu falar em camu-camu, moringa e castanha de Baru? Esses são alguns dos superalimentos que estão se destacando no mercado pelo alto teor nutricional e propriedades antioxidantes.

Quem gosta de manter a saúde ou quer mudar de hábitos em 2019 já está de olho nesses pequenos notáveis. A nutricionista Ana Elza Pimentel explicou que os superalimentos possuem fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes em concentrações bem significantes.

“Os benefícios são muitos, como aumento da imunidade, prevenção de doenças e retardo do envelhecimento”.

O cogumelo chaga é um dos superalimentos que não saem do prato da atriz Bruna Marquezine. “Atua no alívio do estresse, tem vitaminas do complexo B, flavonoides e minerais, com grande capacidade antioxidante e anti-inflamatória”, explicou a nutricionista Patricia Davidson, responsável pela dieta da atriz, à Marie Claire.

O médico Wesley Schunk destacou que os componentes das folhas da moringa – polifenois, flavonoides, glucosinolatos e alcaloides – têm efeitos protetores no coração, pulmão, fígado e rins.

“Quase todas as partes dessa planta podem ser consumidas: folhas, flores, sementes e raiz. A moringa é anti-hipertensiva, analgésica e melhora a imunidade”.

A escritora Lícia Tovar é fã de carteirinha do chá de moringa. “Como não tomo café, optei pelos chás em minha rotina. O de moringa desintoxica o meu corpo, reduz o inchaço, aumenta os níveis de energia, facilita a digestão e alivia os sintomas da menopausa”, disse a escritora.

Lícia Tovar não abre mão da moringa na sua alimentação (Foto:  Antonio Moreira/ AT/ 28/02/2019)
Lícia Tovar não abre mão da moringa na sua alimentação (Foto: Antonio Moreira/ AT/ 28/02/2019)

Para manter a saúde em dia, além do consumo de alimentos saudáveis, o médico Wesley Schunk recomenda a prática de exercícios físicos, boa hidratação, dormir cedo e evitar o estresse.

A reportagem completa você confere no jornal A Tribuna deste domingo (10).