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Sugestões de alimentação para uma melhor qualidade de vida
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


Sugestões de alimentação para uma melhor qualidade de vida

Atualmente, 95% da taxa de mortalidade por excesso de peso poderia ser evitada com alimentação adequada e saudável. Esse é um dos dados divulgados pelo Conselho Regional de Nutricionistas 4ª Região, na campanha deste ano em homenagem ao Dia do Nutricionista.

A data é comemorada amanhã. Com o tema “Alimentação Adequada Salva Vidas. Exija um Nutricionista”, o conselho tem como objetivo mostrar para a sociedade dados impactantes sobre o atual cenário do estado nutricional dos brasileiros e no mundo que apontam o aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias.

Ainda, as doenças crônicas provocadas pela má alimentação que são a principal causa de morte entre adultos, como doenças do coração, câncer e diabetes tipo II. O principal fator de risco para essas doenças é a alimentação inadequada.

O Nutricionista é imprescindível para mudar esta situação respeitando a individualidade, cultura, regionalidade e hábitos alimentares.

Como conselheira do CRN4, vou dar dicas para uma melhor qualidade de vida.

Fique ligado!


1. A falta de tempo

Para os mais ativos, o momento das refeições é geralmente sinônimo de correr contra o relógio. Os sanduíches e fast foods são normalmente a solução mais fácil.
Portanto, não são seus aliados para manter a boa saúde. Dica da nutri: Mastigue lentamente e escolha sanduíches ricos em saladas e proteínas.

2. O estresse cotidiano

Em momentos de estresse, a maior parte das mulheres se joga na prateleira de doces ou na geladeira. E com certeza não é para beliscar amêndoas ou cenouras.
Dica da nutri: para evitar o estresse, pratique esportes, experimente exercícios de relaxamento, em casa ou em grupo. Talvez uma aula de ioga ou uma sessão no psicólogo possam ser bons aliados.

3. O prato bem servido

No restaurante ou em casa, as quantidades servidas tendem a ser grandes demais.
Dica da nutri: cozinhe somente a quantidade necessária. No restaurante, peça que lhe sirvam o acompanhamento à parte. E a regra de ouro: não repita.

4. A falta de sono

Não dormir o suficiente afeta a grelina, hormônio responsável pela saciedade, pelo metabolismo e pelo controle de gordura corporal.

Dica da nutri: deite-se em horários regulares. Tente dormir oito horas por noite. Se for dormir tarde, recupere o tempo de sono na noite seguinte.

5. Desidratação: a hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas.

Além do que, um corpo desidratado envelhece mais rápido e o intestino e rins podem não funcionar corretamente. Dica da nutri: Beba de dois a três litros de água por dia, e lembre-se: nada substitui a água.

6. Consumo de sal – açúcar e farinha branca diariamente

Estes itens são megaprejudiciais à nossa saúde e boa forma. É claro que você pode consumi-los em algum momento de diversão e em um ou outro evento social, porém, deixar que eles façam parte de sua rotina de alimentação, pior ainda, em excesso, é ingerir pequenas doses de veneno dia após dia.

Dica da nutri: aprenda novas receitas, tire um tempo para cozinhar, você conhecerá novos sabores além de trabalhar o relaxamento.

7. Exagerar nas calorias que parecem inofensivas

Isso só fará com que você não tenha regras para se alimentar, bagunce seu metabolismo e tenha picos e quedas na energia, além de engordar.

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