Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Sete chaves

| 21/06/2021, 09:26 09:26 h | Atualizado em 21/06/2021, 09:28

Ricardo Salles (Meio Ambiente) entregou seu celular à Polícia Federal, mas não forneceu a senha do aparelho, o que dificulta o acesso de investigadores.

Alvo da Akuanduba, o ministro de Jair Bolsonaro não foi encontrado no dia da deflagração da operação, em 19 de maio, e, por isso, não teve o celular apreendido. Dezenove dias depois, sob pressão, Salles entregou por conta própria seu telefone à PF. A defesa alegou que o celular não tinha sido requerido na data da diligência.

Legalizado
Salles, ou qualquer outro investigado, não tem obrigação de entregar a senha do celular para a polícia. A Constituição não obriga qualquer pessoa a produzir provas contra si. A postura do alvo, porém, é levada em consideração na apuração. Procurado pelo Painel, o ministro não se manifestou.

Lupa
Autorizada por Alexandre de Moraes, do STF, a operação mira suposto favorecimento a empresários do setor de madeiras por meio da modificação de regras com o objetivo de regularizar cargas apreendidas no exterior.

Tico-tico...
Após Silvio Santos mudar de ideia e anunciar a exibição de um documentário sobre ele no SBT, integrantes da equipe do comunicador dizem que Jair Bolsonaro será convidado a dar um depoimento. O filme foi produzido por Leonor Corrêa, em 2015, para comemoração dos 85 anos do apresentador.

...No fubá
O convite a Bolsonaro é visto como necessário porque o documentário tem depoimentos de FHC, Lula e Dilma Rousseff, e de outras pessoas que passaram pela vida do dono do SBT.

Má oe!
O anúncio da exibição não tem indicação da data. Silvio barrou a divulgação, em 2015, após uma cigana nos EUA dizer que ele morreria caso desse entrevista ou participasse de filme.

Para tudo
Partidos de oposição enviaram aos presidentes da Câmara e do Senado um pedido de declaração de luto por sete dias por causa da marca de 500 mil mortes de Covid-19. Os documentos são assinados por PT, PSB, PDT, PSOL, PC do B e Rede.

Tristeza
“É trágico e inaceitável a marca de meio milhão de brasileiros e brasileiras mortos pela pandemia de coronavírus! A declaração de luto oficial é uma forma de a Casa do Povo honrar a memória desses compatriotas que partiram”, diz trecho do ofício.

Help
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), diz que a comissão vai solicitar ajuda da Interpol para localizar o empresário Carlos Wizard. “Ele está em local incerto e não sabido. Vamos pedir ajuda da para saber onde está e buscar o passaporte dele”, afirma o senador.

Pera lá
A Calia, agência que atende a Secretaria de Comunicação da Presidência, vai ao STF tentar barrar as quebras de sigilos telefônico, telemático, bancário e fiscal determinadas pela CPI. A empresa alega que a medida pode expor outros clientes que não têm relação com a apuração.

Olha só
Em paralelo, a agência vai enviar à CPI documentos públicos com informações de contratos com a Secom. A comissão colocou as agências na mira para investigar a divulgação de fake news.

Caminho
O secretário de segurança de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, disse ao Painel que a rota Bioceânica, que criará acesso do Brasil ao oceano Pacífico pelo Chile, traz preocupação com a chance de surgimento de nova via para tráfico de drogas.

Plano
A rota depende da construção de uma ponte na fronteira com o Paraguai, em Porto Murtinho (MS). A licitação está prevista para julho.

Meio
“O volume de contêineres e caminhões que vão do Brasil para o Chile pode facilitar o tráfico. Vai precisar aumentar a fiscalização nas rodovias”, diz Videira ao falar que a rota passará dentro de uma área produtora de maconha no Paraguai.

Sim ou não
O TRE de São Paulo terá que decidir se autoriza o acesso de delatados à contabilidade da Odebrecht. O caso envolve suspeita de pagamentos indevidos em eleições com a participação de Marcos Monteiro, ex-secretário de Geraldo Alckmin. O caso foi parar no tribunal após decisões antagônicas de um mesmo juiz no primeiro grau.

Tiroteio
“Não satisfeito em fazer as intrigas, o PT agora quer dizer o que os outros partidos têm que fazer internamente”. De Carlos Lupi, presidente do PDT, em resposta a um advogado ligado ao PT, que disse que Ciro Gomes tinha que ser expulso da sigla.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: