Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Sequestros de contas de redes sociais: aprenda a se proteger

| 08/11/2020, 12:17 12:17 h | Atualizado em 08/11/2020, 12:18

A queda vertiginosa de casos de sequestro de pessoas contrasta, radicalmente, com o aumento de sequestros de contas de redes sociais na internet brasileira. Os cibercriminosos perceberam que contas comerciais, e de pessoas físicas muito badaladas, podem ser usadas para a prática do crime de extorsão online.

Para os criminosos, é menos arriscado sequestrar uma conta de rede social do que uma pessoa, em nossas cidades, pois o planejamento é mais simples. As chances de ter a polícia “estourando o seu cativeiro” para libertar a conta roubada é muito remota, até porque o criminoso pode estar em qualquer parte do mundo, o que dificulta muito a ação da polícia.

A desinformação e a falta de cuidado com a segurança da rede social acabam facilitando a ação dos criminosos. Eles utilizam a técnica “Phishing Scam”, enviando iscas virtuais para as vítimas, que fisgam (clicando em links) essas armadilhas e instalam códigos maliciosos que vão abrir brechas e capturar senhas de e-mails e das redes sociais das vítimas.

Todos os dias ouvimos relatos de pessoas que tiveram suas contas sequestradas e, depois, são surpreendidas com mensagens do tipo, “quer recuperar sua conta, então pague!”. Geralmente, essas mensagens são acompanhadas com pedidos em dinheiro ou em bitcoin, a moeda digital mais utilizada pelos criminosos digitais.

Após invadir a conta, a primeira coisa que o invasor irá fazer é alterar a senha para que o titular não tenha mais acesso. A seguir, o criminoso poderá agir de três formas: apagar o conteúdo da conta, realizar publicações para constranger a vítima ou simplesmente não fazer nada e extorquir a vítima, exigindo pagamento de resgate para devolução do perfil, o que nem sempre é garantido, mesmo que a vítima pague o valor solicitado.

Os perfis utilizados para fins comerciais também são muito visados pelos bandidos, pois possuem alto valor agregado e os criminosos sabem que o proprietário não medirá esforços financeiros para a recuperação da conta.

Entretanto, a boa notícia é que é possível evitar o sequestro da conta com quatro cuidados básicos:

1 - Ative a verificação em duas etapas no item segurança da conta;
2 - Crie senhas complexas e diferentes para ambientes diversos;
3 - Fortaleça a segurança do e-mail de recuperação da conta;
4 - Mantenha cuidado permanente com as armadilhas virtuais, evitando clicar em links em e-mails, mensagens instantâneas e sites suspeitos.

Ao observar esses cuidados, a probabilidade de alguém sequestrar sua conta da rede social diminui para menos de 1%, pois o ataque com força bruta (quebra de senha) é muito raro, já que as armadilhas para captura de senha e engenharia social são o que predominam nesses tipos de ataques. Portanto, sua segurança digital depende, em grande parte, de suas ações. Fique atento!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: