X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

Sentidos de “terso” e “terço”


Ele nasceu em 16 de dezembro de 1865, no Rio de Janeiro (RJ). Poeta, foi o primeiro motorista a sofrer um acidente automobilístico no Brasil. Ele bateu em uma árvore em 1897. Dizia que os escritores da Academia Brasileira de Letras eram chamados de imortais "porque não tinham onde cair mortos".

Escreveu a letra do Hino à Bandeira do Brasil, com música de Francisco Braga. Esse hino foi apresentado em 1906 pela primeira vez. Viveu sozinho, consequência de descasos amorosos. Não constituiu família até o fim de seus dias. Morreu em 1918. Seu corpo foi sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro (RJ). Ele é Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, mais conhecido como Olavo Bilac.

15/12 (DOMINGO): Dia do Jardineiro. O termo “sito” pode aparecer como variante do elemento “sitio” (do grego “sitíon” ou “sitos”, trigo, pão, alimento), sem acento mesmo (Exemplo: sitiofobia ou sitofobia – aversão aos alimentos). Esse termo também é empregado como sinônimo de “situado” (Exemplo: O jardineiro trabalha num velho sobrado sito na Rua do Rosário, nº 102.).

16/12 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Teatro Amador. Vejam-se estas frases com os vocábulos “tal” e “qual”: 1. Na peça, as atrizes vestiam-se tais quais os atores. 2. Os filhos do ator querem ser tais qual o pai. 3. A mãe queria que o filho fosse tal quais os amigos. Diante disso, percebe-se que “tal” e “qual” devem concordar como os termos a que se referem.

17/12 (TERÇA-FEIRA): Dia do Pastor Presbiteriano. É preciso ficar atento ao sentido de algumas expressões. Como exemplo, destaca-se aqui a expressão “ter lugar”, a qual tem o sentido de “ser admissível, ser oportuno” (Exemplo: Não têm lugar as críticas que fazem ao pastor.). Que se atente também ao uso do acento circunflexo no verbo “ter”: tem (singular) e têm (plural).

18/12 (QUARTA-FEIRA): Dia Nacional do Museólogo. Com a sílaba “so”, a palavra “terso” (Pronúncia: /têrso/) é um adjetivo e significa “puro, limpo, correto” (Exemplo: Durante a palestra, o museólogo usou uma linguagem tersa.). Já com a sílaba “ço”, encontra-se “terço”, o qual pode ser “numeral” ou “substantivo” (Exemplos: “corresponder a um terço” e “rezar um terço”).

19/12 (QUINTA-FEIRA): Dia da Emancipação Política do Paraná. Leiam-se as seguintes orações, especialmente as expressões sublinhadas: 1. Todos cinco moram no Paraná. 2. Todos os cinco filhos moram no Paraná. Na primeira oração, sem o substantivo depois do numeral, não se usa o artigo (o/a/os/as); na segunda, com a inclusão do substantivo, deve-se empregar o artigo.

20/12 (SEXTA-FEIRA): Dia do Mecânico. Com o elemento “trans”, a pronúncia dos vocábulos pode variar. Antes de vogal, o “s” de “trans” soa como “z”: /tranzatlântico/ (Exemplo: O mecânico e sua esposa viajaram num transatlântico.). Antes de “s”, o “s” de “trans” soa como “ss”: /transsiberiano/ (Exemplo: O mecânico e sua esposa viajaram num trem transiberiano.).

21/12 (SÁBADO): Dia do Atleta. Alguns termos são desnecessários quando empregados em certos contextos. Vejam-se estas expressões: “um outro” e “uma outra” (Exemplo: Para ficar mais tranquilo acerca do diagnóstico, o atleta procurou um outro médico.). Nesse exemplo, não é necessário o uso de “um” (...procurou outro médico.).

MOSTRA (DA) SUA LÍNGUA

Curiosidade
O elemento “putre” (com a variante “putri”) vem do latim “putris” (= podre). Leiam-se algumas palavras formadas com esse elemento: putrefazer (apodrecer) e putrificar (apodrecer). Já “sapro” vem grego “saprós” (= podre). Vejam-se exemplos de vocábulos com esse elemento de origem grega: sapróbio (o que decompõe matéria orgânica para própria nutrição) e saprobiose (vida que depende de matéria orgânica em decomposição).

J. JERRY TONONI é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: