Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

”Sem tempo"

| 13/01/2021, 08:29 08:29 h | Atualizado em 13/01/2021, 08:35

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), diz ao Painel que os cilindros de oxigênio que chegaram na região ontem foram imediatamente para uso, zerando a reserva em questão de horas.

“Estamos vendendo o almoço para comprar a janta”, afirma. Segundo ele, ainda deve demorar uma semana para a situação ter mínima melhora, quando espera construir miniusinas para produção de oxigênio. “O que chega substitui outro que está acabando, não dá tempo de guardar”, declara.

Parte II
Vivenciando o segundo colapso do estado na pandemia, o governador se defende, diz que sua gestão se preparou para "todos os cenários", abriu dezenas de leitos, mas não contava com a falta de oxigênio. Segundo ele, as fornecedoras locais comunicaram que não teriam mais como produzir os equipamentos diante da alta demanda.

Mão
Eduardo Pazuello (Saúde) visitou Manaus na segunda. Governo federal e Exército estão ajudando na logística, segundo Lima.

Força
Como revelou o Painel, paralelamente, o Ministério da Saúde pressiona Manaus a distribuir remédios sem eficácia comprovada, como cloroquina e ivermectina. Em ofício, a pasta disse ser inadmissível a não utilização. Alexandre Padilha (PT-SP) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ) acionaram o Ministério Público e o TCU.

Sono...
Prefeito de Manaus até o final de 2020, Arthur Virgílio (PSDB-AM) diz que prescrever cloroquina é “cretinice”, “absurdo e perversidade”. Por outro lado, defende a ivermectina, que também não tem eficácia comprovada contra a Covid-19.

...reparador
Virgilio também rebateu Bolsonaro, que disse que Pazuello foi a Manaus interferir diante do caos. “Não sei se ele consegue se considerar responsável pela morte de tanta gente que seguiu seus conselhos pouco ajuizados. Não sei se consegue colocar a cabeça no travesseiro. Se sim, tem algo de errado com ele. O que ele faz custa vidas e é irreparável”.

Loucura
Secretários de Saúde reagiram com espanto ao ofício. Eles classificam o documento como “esdrúxulo” e dizem que, enquanto o mundo discute a vacina, o Brasil fala em remédios que não funcionam. Alguns deles atribuem a ideia a Mayra Pinheiro, secretária do ministério, defensora da cloroquina que se tornou conhecida por ter hostilizado cubanos do Mais Médicos.

Boicote
A Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) informou funcionários que vai migrar os grupos de trabalho do WhatsApp para o Signal. O aplicativo concorrente tem sido divulgado principalmente pelos políticos de direita e aliados de Trump, que acusam as bigtechs de censura.

Bye
No comunicado interno, a direção da agência, comandada pelo almirante Sergio Segovia, atribui a troca à nova política de privacidade do WhatsApp. Ontem, Bolsonaro convidou seguidores do Twitter para o Telegram.

Iguais
Líder da terceira maior sigla do Senado, Álvaro Dias (Podemos-PR), afirma que tanto a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) quanto a de Simone Tebet (MDB-MS) são governistas.

Sem saída
Ainda assim, ele diz não acreditar que o partido lançará candidato próprio - a legenda discute o tema hpje. No MDB, o apoio do Podemos para Tebet é dado como certo.

Infiel
Nas representações levadas à executiva nacional do PSL contra 20 parlamentares, ontem, foram incluídas denúncias de suposta infidelidade partidária cometida nas eleições de 2020. Segundo dados preliminares, deputados apoiaram rivais no pleito.

Adiós
Francisco de Queiroz Júnior, secretário de desenvolvimento do Ceará, afirma que “não aceita” que o Brasil perca indústrias para a Argentina.

Rival
“Eles têm instabilidade política, uma questão fiscal mais difícil do que a nossa, a mão de obra está perdendo qualificação, enquanto a nossa cresce, a localização de SP é mais próxima do mercado consumidor. Eu não entendo”, diz. A Ford não explicou.

Sinais
Para o secretário, o episódio leva alerta ao Ministério da Economia. “Se não fizerem nada, esse movimento vai se aprofundar”, afirma.

Tiroteio
“O PSL quer expulsar quem é contra o PT e a favor do presidente? Uma honra estar nessa lista!”
De Bia Kicis (PSL-DF), deputada federal, sobre decisão da sigla de encaminhar análise de expulsão ao conselho de ética interno.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: