Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Sem “live-evento” a partir de sábado

| 10/08/2020, 08:38 08:38 h | Atualizado em 10/08/2020, 08:47

A partir do próximo sábado a lei eleitoral proíbe candidatos de comparecerem a inaugurações de obras públicas – eventos que, principalmente no interior, costumam juntar muita gente e render dividendos políticos para a eleição.

Por conta da pandemia, porém, muitos desses eventos têm sido feitos de forma virtual, por meio de lives. E há um debate no meio político se essa modalidade configura infração à lei.

Para o dirigente do Centro de Apoio Eleitoral (Cael) do Ministério Público, Cláudio Lemos, a participação nas lives é irregular. “A lei fala em comparecer e, no novo normal, estar no evento de forma virtual é comparecer. No meu entendimento, não pode. Mas o assunto é novo e não temos decisões judiciais a respeito”. Ele vai orientar promotores sobre o tema.

Por precaução, o advogado eleitoral Marcelo Nunes tem orientado seus clientes a não participarem. “Oriento a não participar e nem assistir. Pode haver questionamentos”.

Entregas presenciais
Na quarta-feira passada, o governador Renato Casagrande voltou a dar ordens de serviço e fazer entregas presenciais. Na quarta, esteve em Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul, para obras de infraestrutura. Na sexta, esteve em Rio Bananal, para a pavimentação de uma rodovia, e no sábado esteve em Santa Leopoldina, para entregar calçamento e ambulâncias.

Salgado e o legado
O ouvidor da Prefeitura de Vila Velha, Alexandre Salgado, vai deixar o cargo na próxima sexta-feira para se dedicar à eleição: ele é pré-candidato a vereador pelo PSDB. Afirma que vai deixar a Ouvidoria, após 3 anos e 8 meses, com 230 mil atendimentos no período. “Quando eu assumi tinha 30 mil demandas sem resposta. Implantamos o 162, melhoramos o serviço”.

Imagem ilustrativa da imagem Sem “live-evento” a partir de sábado
|  Foto: AT
“Belém, belém...”
Enquanto o deputado federal Amaro Neto não definir se disputa a Prefeitura da Serra, a amizade entre ele e o deputado estadual Vandinho Leite fica em suspeição. Questionado se já tinham feito as pazes, Vandinho reagiu: “Não briguei com ninguém, só me posicionei ao que era no meu entender um senso de oportunismo muito forte”.

Sem consenso na venda dos galpões do IBC
Embora muitos tenham se antecipado em falar em nome da comunidade, não há consenso em Jardim da Penha sobre o futuro dos galpões do IBC. Nas redes sociais, um grupo de moradores tem se mobilizado a favor do leilão, desde que obedeça às regras do novo PDU de Vitória. O grupo, que se identifica como independente, cobra audiências públicas e participação nas decisões.

Ex-prefeitos de Vila Velha de olho na Serra
Não é só a eleição em Vila Velha que interessa aos ex-prefeitos do município Neucimar Fraga e Rodney Miranda. Eles também estão de olho nas movimentações da Serra porque são suplentes de deputados federais que podem disputar e ser o futuro prefeito serrano. Neucimar é suplente de Sérgio Vidigal e Rodney é suplente de Amaro Neto. Os dois deputados ainda não definiram se irão disputar. Nos bastidores, um está esperando pela resposta do outro.

Planos a, b, c...
O ex-prefeito Neucimar Fraga ainda não definiu se vai disputar a Prefeitura de Vila Velha, se vai compor como vice ou se aguarda na expectativa de sair a vaga de suplente na Câmara Federal. Além de Vidigal, ele é suplente da deputada Norma Ayub, pré-candidata à prefeita de Marataízes.

Semana da advocacia
Começa amanhã e vai até sexta-feira a “Semana da Advocacia” com o tema “As múltiplas dimensões da advocacia”. O evento, virtual, terá mais de 50 palestras, entre elas a do jurista Ives Gandra Martins, e participação das comissões da OAB-ES.

Já está valendo!
Foi publicada semana passada a Lei 11.153 que obriga locadoras de veículos a emplacarem os carros no Estado onde atuam, aumentando os recursos de IPVA nos cofres públicos.

Por onde anda?
A ex-deputada Aparecida Denadai?
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: