Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Sem destino

| 15/06/2021, 08:55 08:55 h | Atualizado em 15/06/2021, 09:40

Presidente do sindicato dos motoboys entregadores de aplicativo, Gilberto Almeida diz que a motociata em apoio a Jair Bolsonaro em São Paulo não teve participação da categoria e foi composta principalmente por membros de clubes de motociclistas, com veículos de alto valor e usados para lazer.

Ele afirma ainda que não existem motivos para que motoboys comemorem. Semanas antes do evento, o Ministério da Saúde recusou colocar a categoria entre os grupos do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Precedente
Almeida diz que o pleito deles é similar ao dos caminhoneiros, incluídos entre os prioritários no PNI. Ele também diz que a política de preços de combustíveis, que aumenta os custos dos entregadores, é outro ponto em que o governo federal falha – queixa compartilhada pelos motoristas de caminhão.

Checagem
Em defesa da motociata, os filhos do Presidente – Carlos (Republicanos) e Flávio Bolsonaro (Patriota) – mencionaram entregadores de moto nas redes sociais.

Nada
“Quanto aos bolsonaristas quererem se segurar na categoria, é só o Bolsonaro enxergar quantos motoentregadores participaram com seus bauzinhos dos movimentos que ele fez. Isso deixa claro como está sendo vista a política dele”, diz Almeida.

Engrossando...
Organizadores das manifestações de 19 de junho contra o presidente Jair Bolsonaro dizem acreditar que mais de 500 cidades receberão atos. O primeiro protesto nacional, realizado em 29 de maio, aconteceu em ao menos 213 cidades do Brasil e 14 do exterior, segundo estimativa dos movimentos.

...o caldo
“Já temos a confirmação de atos em mais de 150 municípios. Há muitas reuniões marcadas nesta semana para definir as atividades”, diz João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST e da Frente Brasil Popular.

Pleito
Guilherme Boulos (Psol) se encontrará hoje com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para tratar do projeto de lei que suspende despejos durante a pandemia.

Agiliza
A ideia é pedir celeridade para aprovação da proposta, que já passou na Câmara, mas tem resistência na base do governo. O senador Weverton (PDT-MA), os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP) e Talíria Petrone (Psol-RJ), e Juliano Medeiros, presidente do Psol, também participam.

Muro
O Mato Grosso do Sul solicitou ao Ministério da Saúde o repasse de 5% das 3 milhões de vacinas Janssen, cuja entrega foi adiada ontem, para imunizar toda a população de 13 cidades da fronteira com o Paraguai e a Bolívia. As doses seriam parte da reserva técnica da pasta para situações críticas.

Pico
O objetivo seria fazer um estudo de bloqueio epidemiológico na região, uma das mais afetadas do estado. Como mostrou o Painel, Mato Grosso do Sul passa por um dos piores momentos da pandemia e já teve que transferir 34 pacientes nas últimas semanas por falta de leito.

Frustrados
“Nós pedimos e fomos surpreendidos que a remessa da vacina da Janssen foi cancelada”, diz o secretário de saúde Geraldo Resende. O ministério afirma que a definição sobre a distribuição é realizada após reunião com representantes do estados, municípios e governo federal que deve ocorrer hoje ou amanhã.

Quem diria
Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde conhecida como “capitã cloroquina” pela defesa de medicamentos sem eficácia contra a Covid-19, passou a ser hostilizada por seguidores nas redes sociais após ter publicado foto em que indicava ter sido vacinada. “Não entendi, uma pessoa tão esclarecida”, escreveu uma.


Com dois diretores a menos desde o início do ano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aplicou apenas R$ 6,5 milhões em multas nos primeiros seis meses de 2021 e encaminhou 36 ofícios aos Ministérios Públicos estaduais e Federal sobre indícios de crimes no mercado financeiro.

Incompleto
O valor é considerado baixo por quem acompanha o dia a dia da comissão. O desfalque de diretores é apontado como a principal causa da redução de multas. Em todo o ano de 2020 foram R$ 950 milhões em punições.

Tiroteio
“Os governadores deveriam ao menos reconhecer que estão se projetando às custas do governo federal”
De Bibo Nunes (PSL-RS), deputado federal, sobre a antecipação do calendário de vacinação anunciada nos estados.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: