Laboratório recolhe remédio contra pressão alta por lote com irregularidades
O recall foi anunciado pela farmacêutica após constatarem a presença de impurezas magnéticas nos produtos
Escute essa reportagem

Todos os lotes do anti-hipertensivo losartana potássica, da marca Medley, vão ser recolhidos pelo laboratório Sanofi Medley. O recall foi anunciado pela farmacêutica, após constatarem a presença de impurezas magnéticas nos produtos, que pode representar risco à saúde dos usuários.
O remédio é utilizado para tratar hipertensão arterial e atua como bloqueadora dos receptores da angiotensina II (BRAs).
De acordo com o jornal Estado de Minas, a medicação integra a primeira linha das drogas de combate às doenças cardíacas, de proteção aos rins em pacientes com diabetes tipo 2, na recuperação de ataques cardíacas e ainda faz parte da lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em seu aviso, o laboratório afirmou que as impurezas encontradas no lote do Losartana Potássica podem causar alterações no DNA dos usuários, aumentando a possibilidade de câncer a longo prazo. No entanto, a farmacêutica ressaltou que o risco específico da substância causar, efetivamente, câncer em humanos ainda é desconhecido.
O recolhimento é gratuito e, para que a substituição da medicação seja realizada, os pacientes devem consultar o médico.
Veja quais são os remédios que devem ser substituídos:
- Losartana potássica hidroclorotiazida 50 mg 12,5 mg;
- Losartana potássica hidroclorotiazida 100 mg 25 mg;
- Losartana potássica 50 mg;
- Losartana potássica 100 mg.
Em caso de dúvidas, os usuários poderão entrar em contato com a Medley, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Medley, pelo telefone 0800-703-0014.
Comentários