Idosos vão ser vacinados contra a gripe a partir de segunda-feira

| 06/05/2021, 13:46 13:46 h | Atualizado em 06/05/2021, 13:55

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-05/372x236/dona-de-casa-joaquina-dias-vai-tomar-a-segunda-dose-da-vacina-contra-a-covid-e-14-dias-depois-a-da-gripe-da93dd65a0f9e3b077c0568898b24e92/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-05%2Fdona-de-casa-joaquina-dias-vai-tomar-a-segunda-dose-da-vacina-contra-a-covid-e-14-dias-depois-a-da-gripe-da93dd65a0f9e3b077c0568898b24e92.jpeg%3Fxid%3D172066&xid=172066 600w, Dona de casa, Joaquina Dias  vai tomar a segunda dose da vacina contra a Covid e, 14 dias depois, a da gripe

Com a Campanha Nacional de Vacinação iniciada no dia 12 de abril para crianças, grávidas, mulheres no pós-parto, povos indígenas e trabalhadores da saúde, na próxima semana chega a vez dos idosos. No Estado, são 592.792 pessoas neste público-alvo, que poderão ser vacinados a partir da semana que vem com a vacina trivalente. Além dos idosos, os professores (51.171) serão imunizados nesta fase.

Na Grande Vitória, a Prefeitura de Vila Velha informou ter previsão para abrir os agendamentos para a vacina da influenza no sábado, para dar início à imunização na segunda-feira.

Responsável pela distribuição da vacina em território estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressaltou alguns pontos importantes em relação à vacina contra a gripe, tendo em vista que os idosos, grupo que vai começar a receber o imunizante na próxima semana, também está recebendo as doses da vacina contra a Covid.

Coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo ressaltou alguns cuidados necessários.

“As vacinas da Covid e a da influenza não devem ser administradas juntas. Quem tiver tomado o imunizante contra a Covid deve esperar um intervalo de pelo menos 14 dias para receber a dose contra a influenza”, destacou Danielle, que ainda frisou para que os idosos, em caso de dúvida, deem preferência para tomar a vacina contra a Covid.

“Assim como o idoso é do grupo de risco para a Covid, tem também um risco maior de ter formas graves da influenza. Então fazemos o alerta para que quem está tomando a vacina Covid, tome depois a vacina contra a influenza.”

A dona de casa Joaquina Dias dos Reis, 78 anos, está aguardando pela segunda dose contra a Covid-19, prevista para dia 10.

Ela contou que teve coronavírus 10 dias depois de tomar a primeira dose e precisou adiar a segunda devido à doença.

Agora, vai aguardar o intervalo necessário para tomar a vacina de gripe, após tomar a segunda dose.


SAIBA MAIS Atenção a intervalo entre vacinas


Imunização contra a gripe no Estado

  • Começa na próxima segunda-feira a vacinação contra a influenza em idosos e professores do Estado, pela Campanha Nacional de Vacinação.
  • No Espírito santo, a Secretaria de Estado da Saúde estima a quantidade 572.792 idosos. Já professores são 51.171.
  • A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.
  • A vacina a ser aplicada é do Instituto Butantan, que é repassada aos estados e distribuídas aos municípios de maneira proporcional à população de cada cidade.
  • O imunizante que será aplicado é trivalente, que age contra três cepas da influenza.
  • A campanha, que teve início no dia 12 de abril, segue até 9 de julho, e vai vacinar ainda os demais grupos prioritários, que correspondem a 21,7 milhões de pessoas em todo o País.

Municípios se preparam para a imunização

  • Vila Velha
    • Município, até o momento, é o único com previsão de abrir agendamento na Grande Vitória para idosos.
    • Segundo a prefeitura, as vagas devem ser abertas no próximo sábado, para iniciar a imunização na segunda-feira.
    • Os agendamentos serão feitos pelo site da prefeitura: vacina.vilavelha.es.gov.br.
  • Vitória, Serra e Cariacica
    • Serra informou que ainda não tem data prevista para abrir agendamento, mas que deve acontecer pelo site da prefeitura, como vem sendo feito com o público atual. gti.serra.es.gov.br/saude.
    • Vitória informou que está fazendo o planejamento e, assim que for aberto o agendamento online, a Semus fará ampla divulgação nos canais oficiais da prefeitura.
    • Cariacica afirmou que depende de novas orientações do Programa Nacional de Imunizações para dar início à imunização desse público

Vacinas da influenza e Covid-19

  • O recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Sesa é que haja um intervalo de pelo menos 14 dias entre a aplicação de um imunizante e outro.

Fontes: Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: