X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Anvisa determina recolhimento de anti-hipertensivo com losartana

A medida foi tomada devido à presença da impureza azido em concentração acima do limite de segurança


Imagem ilustrativa da imagem Anvisa determina recolhimento de anti-hipertensivo com losartana
De acordo com a Anvisa, a losartana é o anti-hipertensivo e um dos medicamentos para insuficiência cardíaca mais utilizado no Brasil. |  Foto: Reprodução/Canva.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (23) a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido à presença da impureza azido em concentração acima do limite de segurança aceitável.

Mas pessoas que utilizam o medicamento não devem interromper o tratamento. De acordo com a Anvisa, a losartana é o anti-hipertensivo e um dos medicamentos para insuficiência cardíaca mais utilizado no Brasil, em tratamentos que exigem acompanhamento constante e qualquer alteração pode comprometer a saúde do paciente.

Quanto ao azido, a Anvisa afirma que são "substâncias que podem surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e que têm potencial mutagênico". A agência ressalta, contudo, que a medida é preventiva e foi adotada após a evolução do conhecimento sobre as impurezas, para retirar de circulação os lotes com azido.

CONFIRA PERGUNTAS E RESPOSTAS ELABORADAS PELA ANVISA:

Devo continuar tomando minha losartana?

Sim. Os pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento, ainda que estejam usando um dos lotes afetados.

A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o medicamento pode trazer riscos à saúde.

Estou usando medicamento dos lotes afetados. O que devo fazer?

Se você tem em casa ou está fazendo uso de um dos lotes interditados, você deve continuar o tratamento ou conversar com seu médico, em caso de dúvida ou necessidade de orientação.

Também é possível entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do laboratório para se informar sobre a troca do medicamento por um de algum lote que não tenha sido afetado. Os canais para entrar em contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e bula dos medicamentos.

Por que o recolhimento e a interdição foram determinados?

A medida é preventiva, adotada após novas descobertas sobre as impurezas azido a partir da análise dos produtos disponíveis no mercado. Os testes foram realizados pelos fabricantes do medicamento no Brasil, por determinação da Anvisa.

Qual o prazo para as farmacêuticas recolherem os produtos?

O prazo regulamentar máximo para concluir o recolhimento desses produtos é de até 120 dias, contados a partir desta quinta-feira (23).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: