X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde e bem-estar

Cirurgias mais modernas contra câncer em homens


Imagem ilustrativa da imagem Cirurgias mais modernas contra câncer em homens
O urologista Claudio Borges explicou que novas plataformas devem chegar para concorrer com o robô Da Vinci |  Foto: Divulgação

O avanço tecnológico virou um grande aliado na luta contra o câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte no País entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Essa Medicina cada vez mais avançada trouxe novas formas de diagnóstico e tratamentos, aumentando a possibilidade de cura e melhorando a qualidade de vida.

É o caso da cirurgia robótica feita pelo robô Da Vinci Xi, que chegou ao Espírito Santo este ano, mas já é responsável por 90% dos procedimentos cirúrgicos nos Estados Unidos. O processo é considerado uma revolução médica.

O robô possui quatro braços, sendo que um carrega uma câmera que exibe imagens 3D, em alta resolução. Os outros são guiados pelo cirurgião, que comanda o procedimento ao movimentar os dedos em um cursor do computador. O robô reproduz os gestos no corpo do paciente.

A maioria dos 51 procedimentos realizados com o robô no Hospital Santa Rita, em Vitória, são de próstata, totalizando 46 cirurgias.
“É a cirurgia que teve o maior benefício pelo robô. Isso porque a próstata fica numa localização difícil de ser acessada”, afirmou o urologista e cirurgião robótico do hospital, Sérgio Rigueti.

Ele destacou que, com os movimentos que o robô permite, o acesso é realizado de forma melhor, preservando os órgãos em volta e trazendo mais resultado.
Com o procedimento, que é mais rápido que o tradicional, a alta acontece em cerca de 24h e a quantidade de medicamento para o pós-operatório é reduzida. Isso permite uma recuperação mais rápida, segundo o urologista da Rede Meridional, Claudio Ferreira Borges.

“A perspectiva para o futuro é de que novas plataformas cheguem. Com isso, vai haver uma disputa no mercado, barateando a tecnologia e tornando-a mais acessível”.

Entre as tecnologias está o PET-CT PSMA, que une duas técnicas, tomografia por emissão de pósitrons e a computadorizada, fazendo uma varredura mais precisa no local onde se quer achar o câncer.

“Ele mostra onde estão as pequenas lesões cancerígenas, identifica o tamanho dos tumores, tendo mais assertividade na escolha do tratamento ideal, como cirurgia, radioterapia”, explicou oncologista do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon), Wesley Vargas Moura.


SAIBA MAIS


O que é câncer de próstata?

  • A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Com o avançar da idade, a glândula aumenta de tamanho de forma benigna. O câncer se instala em qualquer área dessa glândula, causando dores, infecções, e outros sintomas.

Como é feito o diagnóstico?

  • A recomendação é que todo homem, acima de 50 anos, faça o exame de toque e os exames completos com o urologista. Se ele for negro ou tiver alguém na família com câncer de próstata, a recomendação é para 45 anos, pois o risco é maior.
  • O toque retal avalia o tamanho da glândula, se há nódulos, e se ela está mole ou granulosa e se causa dor.
  • Já o exame de sangue PSA mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata. A partir desses exames, se for detectada alterações na glândula, parte para outros exames.

Quais os tratamentos?

  • Desde cirurgia a radioterapia.

O que há de mais ​​​​​​​avançado?

Cirurgia robótica

  • Feita pelo robô Da Vinci Xi, que exibe imagens 3D, em alta resolução. Os braços do robô são guiados pelo cirurgião, ao movimentar os dedos em um cursor do computador.
  • A cirurgia é menos invasiva e mais rápida, assim como a recuperação.

PET-CT PSMA

  • Equipamento para detecção do carcinoma da próstata, com PSMA, analisa o grau de disseminação e dá o seguimento do tratamento para quem já tem diagnóstico.
  • engloba 2 técnicas de tomografia e faz uma varredura mais precisa

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: