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São João sem perder a linha na hora de saborear os quitutes
Nutridicas

São João sem perder a linha na hora de saborear os quitutes

Olha a barriga! É mentira. As festas de São João estão aí! E o nosso santo não dá trégua e vem cheio de comidinhas gostosas, para nos tentar, né? Mas já adianto, é sim possível (e até compreensível) sairmos um pouco da dieta durante as festas e saborear as delícias oferecidas nas quermesses.

Entretanto, é só estar atento aos quitutes mais famosos e fazer as escolhas certas ou, no mínimo, moderar o consumo. Ah! E claro, se hidratar bastante, ok?

Dentre tantas opções deliciosas e quase irresistíveis, existem algumas formas de tornar as receitas mais magrinhas para não sairmos tanto assim da linha. Veja algumas dicas:

1- A tapioca é uma delícia, mas em festas normalmente os recheios são aqueles bem calóricos. Aposte em recheios com queijos magrinhos ou frutas, por exemplo.

2 - A espiga de milho possui poucas calorias e é uma ótima aposta. O ideal é evitar a manteiga, uma vez que o valor calórico aumenta bastante e cuidado com o sal.

3 - A pipoca também pode receber uma versão light. Coloque 1/2 xícara (chá) de milho com 2 colheres de água em um recipiente alto, cubra com plástico filme e faça buraquinhos com o garfo no plástico. Leve ao micro-ondas por aproximadamente 6 minutos em potência alta. Essa receita rende 3 porções e possui apenas 88 kcal.

4 - O arroz-doce não pode faltar. Ele pode ser feito com arroz integral. Ou que tal adicionar uma colher de sopa de chia para enriquecer a dose de fibras?

5 - E que tal um bolo de milho funcional? Pegue papel e caneta e anote uma receita deliciosa! Afinal, como tudo evolui, o que é tradicional pode ser melhorado. Ou melhor, emagrecido. E o melhor, sem perder nada em sabor.

Ingredientes

– 3 xícaras (chá) de milho cozido (se possível o natural)
– 200 mililitros de leite de coco
– 1/2 xícara (chá) de farinha de coco
– 1 xícara (chá) de fubá fino
– 3 colheres (sopa) de óleo de coco
– 3/4 xícara (chá) de adoçante Xylitol
– 1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até que fique homogêneo. Em seguida, posicione a massa em uma forma com furo no meio e coloque para assar em forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos. Se quiser incrementar a apresentação, adicione coco tostado por cima do bolo na hora de servir.

As demais guloseimas devem ser consumidas com moderação. Se possível, se alimente antes de sair de casa, assim você evita comer tudo que encontrar pela frente.

E fique atento: quanto mais você comer, mais vai querer continuar comendo! Peça pequenas porções e evite ficar com aquela sensação de inchaço e de que passou dos limites. Uma boa sugestão é escolher apenas um prato doce e outro salgado de sua preferência!

E se nada disso funcionar e você extrapolar no São João, volte à dieta no dia seguinte. Não deixe que o escorregão lhe desmotive. Foque novamente em seus objetivos que os resultados incríveis são mais satisfatórios que a jacada! O jeito é pular a fogueira para gastar os excessos! Bom final de semana e até sexta que vem.
 

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