Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Santa Cruz na crítica ao “ministério da verdade”

| 05/07/2020, 10:21 10:21 h | Atualizado em 05/07/2020, 10:31

O projeto de lei das fake news gerou rara concordância entre Felipe Santa Cruz e a militância bolsonarista: ambos criticam o tal Conselho de Transparência e Responsabilidade na internet, que consta em texto aprovado no Senado e enviado à Câmara. O presidente da OAB, de quem Jair Bolsonaro não pode ouvir falar, se diz preocupado e atento ao tema.

“Não gosto de soluções estadistas de matéria que pode gerar censura. Mas não significa que não deva haver uma resposta, até porque eu sou uma das mais notórias vítimas de fake news no País.”

Vai colar? Apoiadores do Presidente apelidaram o Conselho de Transparência de “Ministério da Verdade”.

Ora, a lei. A função do órgão, conforme o texto aprovado no Senado, será acompanhar as medidas previstas na lei. Ele será formado por 19 representantes indicados por Congresso, Judiciário, Ministério Público e sociedade civil.

Ver... Santa Cruz já externou sua preocupação ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem tem certa proximidade. A OAB está montando um comitê de especialistas para acompanhar a matéria.

...de perto. Além de advogados especializados, a OAB convidou produtores de conteúdo, como o youtuber Felipe Neto, que ainda não havia respondido até ontem se vai topar.

Aqui também. A PGR lançará a campanha “Diversidade e Respeito”, contra o racismo e o discurso do ódio por questões de raça, religião e gênero, no rastro das grandes manifestações por causa da morte de George Floyd nos Estados Unidos.

Renda... Em conversa com investidores, Arthur Lira (PP-AL), um dos principais articuladores do Centrão, voltou a defender a criação de um auxílio permanente para os mais vulneráveis no pós-pandemia.

...básica. O deputado, que sonha presidir a Câmara a partir do ano que vem, tem discutido questões como a necessidade da manutenção da responsabilidade e da recuperação dos empregos com o ministro Paulo Guedes. Lira também tem cobrado atenção para a retomada do turismo, principalmente no Nordeste.

CLICK. O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, concedeu ao ministro do Supremo Luís Roberto Barroso a medalha de Jerusalém, em almoço em Brasília.

Afasta de mim. Carlos Marun (MDB) foi recebido recentemente no Palácio do Planalto, onde ouviu a sugestão de aceitar um cargo no governo Bolsonaro. O ex-ministro ligou para Michel Temer, que o aconselhou a recusar a oferta.

Baby steps. O projeto do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC) que desburocratiza a produção de respiradores está parado no Senado. O motivo? Senadores médicos pediram para revisá-lo. Deve haver um encontro (virtual, claro), articulado pelo relator Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB).

Dados I. Ainda não há sinais de uma segunda onda da pandemia no mundo, mas sim de um alongamento da primeira, que só agora se manifesta em localidades até bem pouco tempo poupadas, diz estudo inédito do Instituto Estater.

Dados II. Nos EUA, a Covid-19 avança acelerada em estados como Califórnia, Arizona, Texas e Flórida, que haviam sido poupados da fase inicial. Em Nova Iorque, apesar dos protestos ocorridos após assassinato de George Floyd em 25 de maio, a incidência de novos casos está estabilizada.

Bombou nas redes

"Projeto de lei das fake news: (Friedrich Von) Hayek já dizia que 'a liberdade não se perde de uma vez, mas em fatias, como se corta um salame'”

Marcel Van Hattem, deputado federal (Novo-RS)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: