Luiz Mantovani


Salvação está na Copa do Brasil!

Vitinho, atacante do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Vitinho, atacante do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
A maior chance de o Flamengo ganhar um título este ano está na Copa do Brasil. Não será fácil, porque terá pela frente, Palmeiras ou Cruzeiro, ambos com elencos mais equilibrados.

Não quer dizer que o time deva abandonar o Brasileirão porque, se bobear, perderá até a vaga automática na Libertadores. É preciso se garantir para o caso de o título da Copa do Brasil escapar.

Cada vez fica mais nítida a incompetência da atual diretoria na formação do elenco rubro-negro. Gastou muito dinheiro de forma equivocada. Veja o exemplo do São Paulo. Fez três ou quatro contratações que tiraram o time da zona de rebaixamento e o levaram à liderança.

No Flamengo, os ditos reforços são uma decepção. No caso de Vitinho, ele só chegou com a competição em andamento, apesar da parada de um mês por causa da Copa. A ele deve ser dado um prazo maior para adaptação. Como aconteceu com Éverton Ribeiro, que só neste ano está mostrando o futebol dos tempos de Cruzeiro.

A próxima diretoria (as eleições são em dezembro) deve incluir em seu programa a reformulação do elenco. Não há laterais de qualidade, tanto na direita quanto na esquerda. Falta um zagueiro com boa impulsão e velocidade para jogar ao lado de Rever. Precisa, também, de atacante que faça gols. Uribe, Dourado caneleiro e Lincoln não vão resolver o problema. Que torcedor imaginaria sentir, um dia, saudades de Vizeu!

A troca de técnico deverá ser outra decisão da próxima diretoria. A chance de Barbieri é ganhar a Copa do Brasil ou o Brasileirão. As coisas deverão ser facilitadas com a sinalização de Renato Gaúcho de que não irá renovar com o Grêmio...