Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Redes bolsonaristas contra o isolamento

| 25/03/2020, 07:00 07:00 h | Atualizado em 25/03/2020, 07:11

As redes bolsonaristas trabalham a todo vapor e começa a ganhar força em vários grupos a ideia de que vale afrouxar o confinamento para "salvar" a economia brasileira.

Em linhas gerais, mensagens dizem que Jair Bolsonaro luta contra exageros de inimigos interessados no pânico capaz de levar milhões ao desemprego e o País ao caos. Algumas delas reproduzem dados e estudos de caráter duvidoso. Alvos de ataques e autoridades preocupadas com a pandemia disseram à Coluna que já enxergam nelas digitais cibernéticas do gabinete do ódio.

Em on I. Gabriel Kanner, presidente do grupo de empresários Brasil 200, simpático a Jair Bolsonaro, defende que o isolamento dure apenas mais duas semanas, no máximo, contrariando o que diz o Ministério da Saúde e a OMS.

Em on II. “Sem menosprezar o coronavírus, mas tem que haver uma abordagem mais cirúrgica. Isolar grupos de risco e os outros voltam às atividades econômicas em, no máximo, duas semanas”, afirma Kanner.

Bom senso. Em conversa com parlamentares, Rodrigo Maia defende o isolamento. Acha que o impacto econômico será gigantesco para todos se o sistema de saúde entrar em colapso.

Boia. Entusiastas da proposta de cortar parte dos salários de servidores para engordar recursos do combate à covid-19 acreditam que a medida pode ser uma espécie de salva-vidas ao tão desgastado Legislativo.

In... A medida, apoiada por Maia e encabeçada pelos tucanos, encontra resistência de líderes. A forma, a porcentagem e as carreiras afetadas ainda são alvo de debate. O consenso de que o tema pode entrar na agenda nas próximas semanas está sendo construído.

...progress. Maia reforça, contudo, que a iniciativa deve partir do Executivo e incluir todos os Poderes.

Juntos. Representantes diplomáticos fizeram chegar ao secretário de Relações Internacionais de São Paulo, Júlio Serson, o pedido de audiência com a cúpula do Bandeirantes. Entre mais de 60 diplomatas já confirmados na videoconferência de nesta quarta-feira (25) com Rodrigo Garcia, está o representante da China.

Digital I. O CNJ criou grupo de trabalho para discutir videoconferência no sistema criminal. Conselheiros, magistrados e representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e advocacia emitirão, até o dia 30 de maio próximo, parecer com proposta de ato normativo e protocolos.

Digital II. A ideia do CNJ é regulamentar o uso da videoconferência em instrução processual e de execução penal. As audiências de custódia continuam suspensas e com o uso da tecnologia vedado por cortes superiores, diz o conselho.

Cadê... Enquanto a Prefeitura de São Paulo já está com dois hospitais de campanha quase prontos (Pacaembu e Anhembi), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, segue fazendo lives em um espaço vazio, onde supostamente existirá um hospital

...prefeito? Crivella foi o primeiro a prometer a adoção da medida, mas, até agora, nada. O prefeito nem sequer conseguiu convencer o Exército, que seria o responsável pela montagem, da necessidade de instalar um hospital de campanha no Rio de Janeiro.

CLICK. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) participou de casa da sessão do Senado que votou a MP do Contribuinte Legal. Foi a 1ª com votação nominal no home office.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: