Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Rasteira: brasileiro deixa vice-presidência do BID

| 14/11/2020, 15:53 15:53 h | Atualizado em 14/11/2020, 15:58

A aposta da política externa de Jair Bolsonaro na fidelidade a Trump sofreu revés ontem. O novo presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o trumpista Mauricio Claver-Carone, eleito em uma manobra com ajuda do Brasil, destituiu o único brasileiro da vice-presidência e optou por uma hondurenha na vaga que, dizia-se, era do Brasil.

O ato foi lido por membros da diplomacia interna como mais uma prova de que falta pragmatismo nas ações de Bolsonaro lá fora.

Conte comigo

Claver-Carone foi eleito em setembro. Países como Argentina, Chile, México, além da União Europeia, se articularam para adiar a escolha para depois da eleição nos EUA.

Trump bateu o pé e com o voto brasileiro quebrou a tradição, ao nomear um americano para o comando da instituição que, historicamente, é comandada por latino-americanos.

Vazio

O executivo tentou nomear Alexandre Tombini, que foi presidente do Banco Central no governo Dilma Rousseff, como vice-presidente-executivo. O nome foi rejeitado pelo ministro Paulo Guedes (Economia). A opção do americano então foi pela hondurenha Reina Mejia.

Peso

Rivais no movimento sindical, a CUT e a Força vão se unir em uma nova associação dedicada ao trabalhismo no setor industrial que será lançada na terça-feira. Chama-se Industriall-Brasil, inspirada na entidade global de mesmo nome criada em 2012 e que representa 50 milhões de trabalhadores no mundo.

Inspiração

O primeiro presidente da Industriall Brasil será Aroaldo Oliveira, metalúrgico do ABC ligado à CUT. As diretorias, secretarias e os departamentos serão divididos entre as duas centrais. A associação será financiada pelas confederações que representam os trabalhadores de diferentes ramos, como têxteis, químicos e metalúrgicos.

Polícia

Uma candidata a vice-prefeita na cidade de Cariacica (ES) prestou queixa contra injúria racial durante um comício eleitoral. Segundo o registro, no último dia 7, Edilamara Rangel (Rede) e uma candidata a vereadora foram chamadas de “crioulas” por um homem no momento em que subiam em um carro de som.

Procura-se

A promotora Paula Moraes Ribeiro de Freitas, do Ministério Público estadual, pediu que a delegacia da Mulher instaure um inquérito para identificar o agressor.

Tá caro

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor mostrou que 50,3% dos candidatos às prefeituras das 26 capitais apresentaram propostas de redução de tarifas do transporte. Foram avaliadas 306 candidaturas, das quais 154 falam da questão da tarifa.

Direito de resposta

Leia a seguir direito de resposta determinado pela Justiça Eleitoral ao vereador paulistano e candidato à reeleição Fernando Holiday (Patriota).

Correção

Este jornal (Folha de S. Paulo) publicou matéria incorreta quanto ao vereador Fernando Holiday. O título dado à reportagem não confere com o conteúdo nela exposto. A gravação do clipe do jingle da campanha de Holiday ocorreu na sexta-feira (dia 2), a partir das 15h. Alguns funcionários quiseram participar do clipe e assistir a sua produção e foram liberados após o horário do expediente, que se deu até as 14h30 nesse dia por conta da desinfecção do prédio da Câmara.

Trabalho

O atendimento ao público no gabinete de Fernando Holiday continuou a ser realizado virtualmente também naquele dia, tal como sempre ocorre mesmo após o expediente nos dias normais. Não houve a utilização, direta ou indireta, de qualquer centavo de dinheiro público na gravação do clipe e do jingle, nem tampouco de qualquer outra atividade relacionada à campanha do vereador Fernando Holiday.

Economia

A campanha à reeleição do vereador Fernando Holiday se destaca, dentre tantas propostas, pela não utilização de fundo eleitoral ou fundo partidário. Seus funcionários são livres para participar de quaisquer atos fora do horário de trabalho.

A reportagem causou estranheza, uma vez que na própria matéria veiculada ficou reconhecida a economicidade da campanha e do mandato do vereador Fernando Holiday.

Tiroteio

“As nossas Forças foram lenientes com o abuso que Bolsonaro fez com militares. Ainda bem que despertaram. Brasil agradece”.
De Roberto Freire, presidente do Cidadania, sobre declaração do comandante do Exército delimitando distância do governo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: