Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Quem manda

| 07/03/2020, 17:08 17:08 h | Atualizado em 07/03/2020, 17:15

Ex-secretário do Esporte, o general Décio Brasil diz acreditar que foi exonerado por ter resistido a atender a um pedido de Jair Bolsonaro, de nomear a um cargo um amigo de Flávio Bolsonaro. “Talvez tenha desagrado o Presidente”, disse. “Como ele é impulsivo, tomou a decisão”. O general diz que acabou aceitando a indicação, mas que ficou numa saia-justa. “Um subordinado que não falava comigo, que me disse que só conversaria com o ministro, com o Presidente ou com o senador”.

De casa
Padrinho de casamento de Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), Marcelo Magalhães foi nomeado chefe do Escritório de Governança do Legado Olímpico, órgão que administra o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no fim de janeiro. Em 27 de fevereiro, foi colocado no lugar do general, exonerado do cargo de secretário Especial do Esporte.

Legado
“Infelizmente, o nosso trabalho está sendo jogado no lixo e a gente fica frustrado”, afirma Décio Brasil. O general diz não ter falado com Jair Bolsonaro desde então e que ninguém nunca explicou oficialmente sua exoneração. “O Presidente não me deve satisfação, porque o cargo é dele e ele coloca lá quem ele quiser”.

Troca-troca
Magalhães é o terceiro a chefiar a pasta no governo Bolsonaro.

Fechou I
Gestores de grandes fundos de investimentos estrangeiros têm uma visão sombria do Brasil. A avaliação é que além de crescer pouco, ao redor de 1% novamente neste ano, o País tem um governo com muitas dificuldades em aprovar reformas.

Fechou II
O calendário de “15 semanas” apresentado por Paulo Guedes (Economia) a movimentos sociais piorou o cenário. A crença é que, ao fim do prazo, Bolsonaro aumentará a pressão por resultados e isso pode degringolar a política econômica.

To do
Para integrantes da equipe de Guedes, a lista de prioridades dos próximos meses inclui a PEC emergencial, a independência do Banco Central, o marco legal do saneamento e algum avanço na reforma tributária.

Check-up
O Ministério da Saúde afirmou que, até ontem, foram solicitados aos laboratórios da rede pública um total de 941 exames para a detecção do coronavírus. Além dos laboratórios vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), a rede privada também realiza testes.

Nem milagre
Mesmo que já tivesse conseguido validar nos cartórios as 492 mil assinaturas necessárias, o partido de Bolsonaro não conseguiria obter o registro até 4 de abril, prazo limite para participar das eleições municipais de outubro.

Rito
Só após a obtenção do apoio, que é a fase administrativa, o Aliança pode entrar com o pedido judicial de aprovação da sua existência nos tribunais regionais dos estados, etapa que inclui análise de impugnações, parecer do Ministério Público, diligências e outros pontos que, certamente, consumirão mais de um mês.

Marcha lenta
Até o final da tarde de ontem menos de 8.000 assinaturas haviam sido validadas, nem 2% do necessário.

Faça o que eu digo
O vereador Fernando Holiday (DEM) compareceu a apenas 5 das 46 audiências públicas da Comissão de Finanças da Câmara de São Paulo em 2019. Em setembro do ano passado, durante uma sessão, o parlamentar irritou os colegas ao dizer que a maioria dos vereadores não trabalha.

Outro lado
Ao Painel, Holiday disse que tirou uma licença para representar a Câmara nos EUA, onde ficou por três semanas. “Nas demais, não fui por um método de obstrução, porque as audiências acabam sendo um palco de movimentos de esquerda”, afirmou.

Amigos
O Ministério da Justiça recebeu na semana passada um pedido inusitado. Um homem do Paraná enviou um e-mail solicitando um passaporte para sair do País. Disse que foi preso por roubo e, na cadeia, foi obrigado a entrar para o PCC. Na mensagem, afirmou que queria recomeçar sua vida sem medo. A pasta negou.

Tiroteio
“As declarações contraditórias revelam falta de clareza da política educacional. Se há projeto, não é apresentado à sociedade”. Da presidente da comissão de licenciatura da Conselho Estadual de São Paulo, Rose Neubauer, sobre a gestão de Abraham Weintraub (Educação).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: