Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Quase lá

| 21/07/2021, 09:46 09:46 h | Atualizado em 21/07/2021, 09:48

Após mais de um ano e meio de falhas de coordenação e recomendações esdrúxulas por parte de Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia, que envolveram até o apoio à nebulização de cloroquina que levou pessoas à morte, o Ministério da Saúde crê que terá em setembro um protocolo nacional oficial para o tratamento da Covid-19. Elaborado por grupo liderado pelo médico Carlos Carvalho, professor da USP, esse guia será formado por protocolos específicos para as diferentes etapas de cuidados.

Etapas
Em agosto e setembro, os cinco protocolos finais deverão ser apresentados à Conitec, comissão que analisa a incorporação de tecnologias no SUS. Eles abordam desde a fase pré-hospitalar até as sequelas do pós-Covid.

Una
Os protocolos em conjunto, inclusive quatro que já foram aprovados, resultarão nessa linha de cuidados de pacientes com Covid. “A grande vantagem é ter uma diretriz”, diz Carvalho.

Diferença
“No Sul e Sudeste, a letalidade de pacientes intubados ficava em cerca de 60%. No Nordeste chegava a ser superior a 90% em alguns lugares. Isso porque cada lugar fazia de uma forma”, completa.

Plano
O protocolo poderá contribuir em breve, inclusive, caso o Brasil siga a tendência de países do hemisfério Norte e enfrente aumento de casos com a disseminação da variante delta, analisa Carvalho.

Pente
Durante entrevista a um podcast, Fábio Faria (Comunicações) disse que a equipe de Bolsonaro passou a fazer inspeções prévias em manifestações com o objetivo de evitar a presença do Presidente em locais com faixas com pedidos de intervenção militar e ataques contra as instituições.

Nada
Ele faz a referência para dizer que não há chances de golpe. A presença de Bolsonaro em eventos classificados como antidemocráticos virou alvo de investigação pelo STF.

Ok
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, acatou pedido da Polícia Federal e enviou à Justiça do Pará o inquérito sobre exportação ilegal de madeira que deu origem a busca e apreensão em endereços do então ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

Tá certo
O delegado Franco Perazzoni argumentou que Salles perdeu o foro privilegiado após pedir demissão e que a origem da madeira são reservas em Altamira (PA). Moraes concordou.

Xadrez
A confirmação antecipada da recondução de Augusto Aras na PGR (Procuradoria-Geral da República) faz parte da estratégia de Jair Bolsonaro para criar um ambiente favorável à aprovação da indicação de André Mendonça para o STF, na avaliação de aliados.

Aceno
Aras tem bom trânsito com o Congresso e era o preferido de senadores para a vaga na Corte. Para não deixar os apoiadores do PGR insatisfeitos, Bolsonaro resolveu antecipar a confirmação de que pretende mantê-lo no cargo após setembro, quando acaba seu mandato.

Sucessor
Mendonça tem apoiado Tercio Tokano para sucedê-lo à frente da Advocacia-Geral da União – ele foi seu número 2 no Ministério da Justiça e na AGU. Tokano, porém, enfrenta a concorrência de Sérgio Tapety, que também é servidor do órgão e tem o apoio do Centrão.

Disputa
Pesa contra Tapety a resistência interna dos advogados da União. Ainda corre por fora a atual secretária-geral de contencioso, Izabel Vinchon.

Meu lado
O presidente do diretório de Minas Gerais do PSDB, o deputado federal Paulo Abi Ackel, saiu em defesa do conterrâneo Aécio Neves no embate com o governador de São Paulo, João Doria, a respeito da decisão do partido de ter ou não candidato presidencial em 2022.

Choque
Doria pretende ser o nome tucano e disputará as prévias do PSDB, enquanto Aécio é um dos que atua para o partido compor com outras siglas por entender que a terceira via não terá chances diante da polarização entre Jair Bolsonaro e Lula (PT-SP).

Cautela
“O PSDB mineiro lamenta as declarações do governador Doria sobre o nosso companheiro Aécio Neves e teme que elas possam lhe criar grandes dificuldades em Minas”, afirma Ackel.

Tiroteio
“Augusto Aras já é o pior PGR da história, uma renovação de mandato será desastrosa para a instituição.”
De Alessandro Vieira (Cidadania-SE), senador, sobre a decisão do presidente Jair Bolsonaro de propor a recondução de Aras na PGR.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: