Qual a importância de trocar os lençóis?

Por Luciana Pimentel

Depois de um dia exaustivo de trabalho, um banho quente e uma cama confortável são as melhores alternativas para relaxar, não é mesmo? Saiba que manter a limpeza dos lençóis é importante não só para deixar o ambiente agradável, mas também para a saúde.

A dermatologista Isabella Redighieri explicou que o indicado é trocar a roupa de cama uma vez por semana, pois mesmo com aparência limpa, pode haver acúmulo de sujeira.

“Os tecidos se tornam um ambiente propício ao surgimento de bactérias e ácaros, então é possível que piorem um quadro de dermatite, alergias e até de acne”, destacou a especialista.

Isabella Redighieri recomenda a troca uma vez por semana
Isabella Redighieri recomenda a troca uma vez por semana
Isabella lembrou que, para manter a saúde em dia, é interessante usar lençóis feitos com tecidos de algodão, pois esse material não agride a pele.

“Os de material sintético são mais irritantes e podem desencadear dermatites e alergias em quem tem predisposição. A lã também acumula mais ácaros e poeiras, acentuando quadros alérgicos. Esses tecidos acumulam odores da transpiração, pois retêm o suor e não deixam a pele respirar adequadamente”, frisou.

A forma de lavar as peças também é fundamental para a saúde. O ideal é fazer um teste junto ao dermatologista, mas, por precaução, é interessante lavar a roupa somente com água e sabão neutro, sem amaciantes ou sabão perfumado.

“Até os tecidos naturais ou antialérgicos podem provocar reações na pele se forem lavados com produtos de limpeza que as crianças ou os adultos da casa tenham sensibilidade”, ressaltou Isabella.

Qualidade do sono

A personal organizer Érika Mezabarba Riva destacou que investir em um bom lençol é fundamental para a qualidade do sono e durabilidade das peças. “Passamos oito horas do nosso dia dormindo, então o corpo merece um lençol de qualidade para repousarmos com conforto”, lembrou.

Érika ensinou que a cama ideal para o dia a dia é prática e funcional. “Use, na ordem, um protetor de colchão, lençol de elástico (opcional), lençol comum de toque sedoso e um cobre-leito, que pode ser usado como colcha durante o dia e também como cobertor à noite. Os travesseiros também podem ficar organizados em cima da cama, um com fronha igual ao lençol e outro com capa igual do cobre- leito, economizando espaço no guarda-roupa”, disse.